Micetoma
O que é Micetoma?
O micetoma é uma doença crônica, progressiva e localizada que acomete os pés, os membros superiores ou as costas, sendo causada pelo crescimento de fungos ou bactérias no tecido subcutâneo.
O que causa Micetoma?
O micetoma é causado por certos tipos de bactérias, denominadas actinomicetomas, e de fungos, chamados de eumicetomas ou micetoma eumicótico, encontrados no solo, na água e em objetos contaminados, como espinhos ou farpas de madeira.
Essas bactérias e fungos podem penetrar no corpo por meio de algum trauma na pele, geralmente no pé descalço de uma pessoa. Essa condição afeta principalmente indivíduos que vivem em áreas rurais e tropicais, onde a exposição a solo contaminado é comum.
Quais são os sintomas de Micetoma?
Os sintomas de micetoma incluem:
- Inchaço;
- Dor;
- Ulcerações;
- Secreção de pus;
- Formação de nódulos ou abscessos.
Se tenho sintomas de Micetoma, qual médico devo procurar?
Caso apresente sintomas de micetoma, é necessário procurar um médico infectologista ou dermatologista para que a condição seja diagnosticada o tratamento mais adequado seja indicado.
Como é feito o diagnóstico de Micetoma?
O diagnóstico de micetoma é feito por meio de uma correlação entre os dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais, com exame físico e complementado pela biópsia de pele e envio do material para cultura e exame anatomopatológico.
Alguns exames podem ser necessários, como raio X simples, ecografia, ressonância nuclear magnética e/ou tomografia computadorizada, para avaliar a profundidade da lesão no tecido.
Também é comum a presença de grãos, que são característicos do micetoma, em meio ao pus que sai das lesões. O resultado negativo em amostras suspeitas não descarta o possível diagnóstico.
Qual é o tratamento de Micetoma?
O tratamento para micetoma geralmente envolve uma combinação de medicamentos antifúngicos e antibióticos — dependendo do agente causador — e pode levar até mais de dez anos. Já em casos mais graves, pode ser necessário realizar a drenagem cirúrgica das lesões, seguida de tratamento com medicamentos específicos. Após a cirurgia, o paciente precisa realizar sessões de fisioterapia para evitar deformidades e incapacidades.
É fundamental que o tratamento seja realizado com acompanhamento médico adequado, para garantir sua eficácia e evitar complicações.
Como se prevenir de Micetoma?
A principal medida de prevenção e controle a ser tomada é evitar a exposição direta ao fungo. É importante usar equipamentos de proteção individual (EPI), além de luvas, roupas de mangas longas e calçados ou botas, principalmente em atividades que envolvam o manuseio de material proveniente do solo e plantas e demais práticas agrícolas. Os indivíduos com lesões suspeitas de micetoma devem procurar atendimento médico.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a micetoma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: