Melanoma é o nome de um dos principais tipos de câncer de pele.
Melanoma é o nome de um dos principais tipos de câncer de pele, que ocorre quando uma célula anormal que não está saudável começa a se reproduzir de modo acelerado na pele do paciente, causando a formação de determinadas manchas e pintas.
O melanoma é considerado uma variação grave de câncer, uma vez que possui grande facilidade em entrar em estado de metástase, atingindo assim outros órgãos e estruturas do corpo do paciente.
Existem diferentes tipos de melanoma, classificados de acordo com a alteração que provoca na pele do paciente. São eles:
Acredita-se que fatores hereditários podem influenciar o surgimento do melanoma no corpo do paciente, assim como outros fatores, como exposição excessiva ao solsem a utilização de protetor solar e tabagismo, por exemplo.
Além disso, estudos comprovam que determinados tipos de pele possuem tendência para desenvolver algum tipo de melanoma, como no caso, por exemplo, de pacientes com pele e olhos claros que, ao se exporem ao sol, não se bronzeiam e apresentam apenas pele queimada. Isso propicia uma maior chance de desenvolver melanoma.
Geralmente, o paciente com melanoma procura o consultório médico em busca de analisar alguma pinta, sinal ou mancha diferente que tenha surgido em seu corpo. Ou para analisar uma pinta, sinal ou mancha já existente cuja aparência tenha mudado.
Além disso, a pinta, sinal ou mancha pode apresentar outros sintomas, como coceira e sangramentos na área em que está localizada.
Assim, é preciso ficar alerta se a pinta for assimétrica, estiver elevada em relação ao restante da pele, possuir várias cores diferentes da pele (sendo avermelhada, azulada ou preta, por exemplo) e também se estiver crescendo ou apresentando alguma mudança.
Qualquer mancha pode ser analisada pelo dermatologista para a checagem de melanoma.
Caso a pinta seja suspeita, o médico poderá solicitar exames complementares, como a biópsia desse pedaço da pele do paciente para a confirmação do diagnóstico.
Para o sucesso no tratamento do melanoma, é necessário que esse seja detectado de modo precoce. Dessa forma, é de suma importância que o paciente procure ajuda médica assim que identificar alguns dos sintomas dessa condição.
O tratamento do melanoma pode envolver remoção cirúrgica, assim como exames para verificar a fase de evolução do melanoma e constatarse o câncer se espalhou por outros órgãos, na condição conhecida como metástase.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar você no tratamento do melanoma e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo