Melanoma
Melanoma é o nome de um dos principais tipos de câncer de pele.
O que é melanoma?
Melanoma é o nome de um dos principais tipos de câncer de pele. Ocorre quando as células produtoras de pigmento, chamadas melanócitos, começam a se reproduzir de modo desordenado na pele, causando a formação de tumores, manchas e pintas.
O melanoma é considerado uma variação grave do câncer de pele, uma vez que possui grande facilidade em entrar em estado de metástase e atingir outros órgãos e estruturas do corpo.
Existem diferentes tipos de melanoma, classificados de acordo com a alteração que provocam na pele. Conheça alguns deles:
- Melanoma lentiginoso acral: costuma se apresentar por meio de manchas e pintas que surgem nas palmas das mãos, nas solas dos pés, e até debaixo das unhas;
- Melanoma extensivo superficial: costuma surgir como uma mancha elevada e irregular. Normalmente, acomete as pernas das mulheres e o tronco dos homens;
- Melanoma nodular: considerado o subtipo mais agressivo do melanoma, representa entre 15% e 30% dos casos. Em geral, tem a forma de uma lesão alta e delimitada. Pode também possuir úlceras;
- Melanoma lentigo maligno: mais frequente em idosos, a lesão surge principalmente nas regiões de exposição ao sol excessiva, como rosto, pescoço e braços.
Quais são as causas do melanoma?
Acredita-se que fatores hereditários podem influenciar no surgimento do melanoma, assim como o tabagismo e a exposição excessiva ao sol sem a utilização de protetor solar, por exemplo.
Além disso, estudos comprovam que determinados tipos de pele possuem tendência para desenvolver o melanoma, como no caso de pacientes com olhos e pele claros que, ao se exporem ao sol, não se bronzeiam e apresentam apenas queimaduras.
Quais os sintomas do melanoma?
Normalmente, o paciente diagnosticado com melanoma busca atendimento médico para avaliar uma pinta, marca ou mancha atípica que tenha aparecido em seu corpo ou mudado de aparência recentemente. A lesão também pode apresentar sintomas como coceira ou sangramento.
Assim, é preciso ter atenção se a pinta for assimétrica e estiver elevada em relação ao restante da pele. Possuir várias cores diferentes (avermelhada, azulada ou preta, por exemplo) também é um sinal de alerta.
Em caso de suspeita de melanoma, que médico devo procurar?
O dermatologista é o médico ideal em casos de condições de pele.
Como é feito o diagnóstico do melanoma?
O exame clínico pode ser suficiente para o diagnóstico. Mas, caso a lesão seja suspeita, o médico poderá solicitar também exames complementares, como a biópsia.
Qual é o tratamento do melanoma?
Para o sucesso no tratamento do melanoma, o ideal é que este seja detectado de modo precoce. Dessa forma, o paciente deve procurar ajuda médica assim que identificar alguns dos sintomas dessa condição.
O tratamento pode envolver remoção cirúrgica, assim como exames para verificar a fase de evolução da lesão em outros órgãos. Em alguns casos, é necessário realizar imunoterapia, quimioterapia ou radioterapia.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o melanoma com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo