A mastoidite é uma inflamação da mastoide, uma parte do osso temporal localizada atrás da orelha. Afecções correlatas englobam problemas relacionados à mastoidite, como abscesso e colesteatoma.
A mastoidite é resultado de uma otite média aguda não tratada ou tratada de maneira inadequada, na qual a infecção do ouvido médio se dissemina para o osso, afetando a mastoide.
Os sintomas comuns incluem:
Em casos graves, pode ocorrer a formação de abscessos.
O tratamento típico envolve o uso de antibióticos para combater a infecção. Em casos avançados com abscessos, pode ser necessária a drenagem cirúrgica.
O diagnóstico é estabelecido por meio de uma avaliação médica, que inclui exame físico e história clínica. Exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser usados para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da infecção.
A cirurgia para mastoidite pode envolver a drenagem do pus acumulado na mastoide, a remoção de tecido infectado e, em alguns casos, a reconstrução da orelha média ou do sistema auditivo. O procedimento é realizado sob anestesia geral e é conduzido por um cirurgião otorrinolaringologista.
Não, a mastoidite em si não é contagiosa. Ela se desenvolve como uma complicação de infecções anteriores do ouvido médio e não se propaga de pessoa para pessoa. No entanto, as infecções do ouvido médio que a causam podem ser transmitidas de um indivíduo para outro.
Recomenda-se procurar um médico otorrinolaringologista quando há suspeita de mastoidite e afecções correlatas. Esses especialistas tratam problemas relacionados ao ouvido, nariz e garganta.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a mastoidite e afecções correlatas com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: