A má circulação é um termo usado para definir problemas que afetam a passagem do sangue pelas veias e artérias, causados pela rigidez e estreitamento dos vasos sanguíneos. Por consequência, nutrientes e oxigênio não chegam aos órgãos e músculos, além de poder levar a complicações, incluindo infarto e tromboses.
Mais comum entre mulheres, as manifestações de má circulação se apresentam principalmente nos membros inferiores, como pernas e pés.
O acúmulo de gordura nas paredes das artérias (aterosclerose) e o uso de pílulas anticoncepcionais estão entre as causas da má circulação, além de fatores como:
Além disso, os problemas circulatórios tendem a se agravar no frio, uma vez que as baixas temperaturas contribuem para o estreitamento dos vasos sanguíneos.
Os principais sinais e sintomas da má circulação incluem:
Sim, a má circulação pode causar manchas na pele, devido a fatores como redução de oxigênio nas células, acúmulo de toxinas e hematomas.
A possibilidade de cura da má circulação depende da sua causa e do estágio da condição. Em muitos casos, com o tratamento adequado, é possível melhorar a passagem do sangue pelas veias e artérias e controlar os sintomas de forma definitiva. Porém, outros quadros podem precisar de acompanhamento contínuo.
O tratamento adequado dos problemas circulatórios deve ser orientado por um médico especialista. No entanto, existem medidas que podem ajudar a melhorar a má circulação, como:
Esses cuidados também atuam na prevenção da má circulação, por isso, é recomendável a todos segui-los.
O tratamento para a má circulação varia de acordo com a causa da condição. Ele pode envolver desde o uso de meias elásticas de compressão, medicamentos, até cirurgias. Boas práticas, como realizar massagens e fazer exercícios físicos, também ajudam na recuperação do paciente, desde que orientadas pelo médico.
Diante dos sinais e sintomas da má circulação, o paciente deve consultar um angiologista, o médico especialista na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de condições que afetam artérias, veias e vasos.
Além da avaliação dos sintomas e histórico do paciente, para diagnosticar a má circulação, o médico pode solicitar uma ultrassonografia com doppler, um exame de imagem que permite avaliar o fluxo sanguíneo do corpo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a causa da má circulação com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo