Quando algo acontece, como uma queda ou mesmo uma batida, que faz com que haja um deslocamento da articulação, fazendo com que os ossos não se conectem mais, o paciente é diagnosticado com a luxação.
A articulação é a região onde dois ou mais ossos se encontram. Essa área contém ligamentos, cartilagens e músculos que ajudam a conectar esses dois ossos. A luxação é o deslocamento dessas juntas, onde as extremidades dos ossos não se conectam mais. Qualquer articulação pode ser afetada pela luxação, como os ombros, os joelhos, a mandíbula, o tornozelo e os quadris.
A luxação pode acontecer devido ao uso excessivo da articulação em questão, como na prática de determinados esportes ou atividades laborais. Ainda, impactos como quedas, pancadas ou acidentes também são causas de luxação.
Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:
A luxação é tratada por meio da recolocação da articulação no lugar correto. Isso pode ser bastante doloroso e deve somente ser feito por um médico ortopedista, que saberá indicar o melhor método. Nos casos mais graves, procedimentos cirúrgicos podem resolver a condição.
Medicamentos para alívio da dor, imobilização, repouso e compressas de gelo também são terapias comumente utilizadas para tratar luxações.
O médico ortopedista é o especialista ideal para diagnosticar e tratar luxações. Porém, na suspeita de problemas, o paciente deve ser encaminhado imediatamente a uma unidade de pronto atendimento.
Os exames de imagem, como raio X, ressonância magnética e tomografia são importantes para ajudar no diagnóstico e acompanhar a lesão, garantindo que os ossos voltaram para o seu lugar de origem. Além disso, o histórico clínico do paciente é essencial para a realização do diagnóstico correto.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a luxação com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!