A lordose é uma condição médica que faz com que a coluna vertebral tenha uma curva mais acentuada na região lombar e também na região cervical da coluna.
A lordose é uma condição médica que faz com que a coluna vertebral tenha uma curva mais acentuada na região lombar e também na região cervical da coluna. Essa curva é mais voltada para dentro do que o que seria considerado normal.
É relativamente comum pacientes que possuam um certo nível de lordose sendo que essa característica é natural do corpo.
No entanto, dependendo do seu grau, a lordose pode ser bastante acentuada, causando sintomas variados no paciente, como dor na lombar, especialmente após ficar longos períodos de tempo em pé ou sentado. Nesse caso, a condição médica ganha o nome de hiperlordose.
Existe ainda a hipolordose, quando essa curvatura é quase inexistente e o paciente acaba ficando quase sempre reto.
A lordose pode ser natural do paciente, ou seja, ele nasce com essa característica adquirida, mas ele também pode vir a desenvolver a lordose em decorrência de uma outra condição médica, como a artrite, por exemplo.
Além disso, essas alterações na curvatura da coluna que são características da lordose podem surgir em decorrência de atividades físicas mal-realizadas, uso de determinados tipos de calçado e até mesmo gravidez.
Além da dor na coluna vertebral, a lordose também pode causar outros sinais de que ela está presente de forma mais ou menos acentuada no corpo do paciente.
No caso da hiperlordose, por exemplo, o paciente chega a ficar com o bumbum mais arrebitado e a barriga mais para frente e visível, por conta do posicionamento das curvaturas.
Na hipolordose, a coluna do paciente é mais reta e sem as curvaturas que deveria ter.
Em ambos os casos, o paciente pode acabar apresentando uma série de dificuldades de mobilidade.
O diagnóstico de hiperlordose ou de hipolordose é feito com a realização de exames de imagem, como o raio-x ou mesmo a tomografia computadorizada.
O tratamento da lordose vai depender do que é observado no paciente. Se as curvas forem muito acentuadas ou mesmo se ele sentir fortes dores, ele pode ter que fazer o uso de determinadas medicações ou mesmo realizar sessões de fisioterapia para tratar a condição.
A cirurgia para correção de lordose só é feita em casos determinados e em pacientes que já atingiram a idade adulta, sendo uma modalidade de tratamento mais rara.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.