A listeriose é a doença resultante de uma infecção bacteriana causada pela bactéria Listeria monocytogenes, que pode ser encontrada no solo, no iodo e na água. Pode ser transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, queijos, verduras, frutos do mar e salsichas.
Uma pessoa é contaminada ao consumir água e alimentos contaminados pela bactéria Listeria monocytogenes. Os alimentos contaminados costumam ser: leite não pasteurizado, queijos, verduras, carnes, peixes, frutos do mar defumados e congelados e salsichas. Ela é resistente a todo o processo de manufatura e processamento dos alimentos, por isso algumas concentrações dessa bactéria podem ser encontradas em alimentos processados.
Os sintomas da listeriose variam de acordo com o estado de saúde da pessoa contaminada, podendo ser assintomática. No entanto, pacientes com o sistema imunológico fragilizado ou com o estado geral de saúde alterado podem apresentar sintomas entre o 3º e o 60º dia após a contaminação. Os sintomas incluem: febre superior a 38°C, dores musculares, dores de cabeça, perda de apetite, calafrios, vômitos, cansaço, confusão mental e diarreia. Em casos mais graves, em que a bactéria adentra a corrente sanguínea e chega ao sistema nervoso, o portador pode desenvolver meningite, além de poder causar a morte do bebê em gestantes.
A listeriose tem cura e o tratamento é feito à base de antibióticos, recomendados pelo médico de acordo com cada caso. Nos casos em que há muita perda de líquidos, a boa hidratação é imprescindível.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.