A hidrocele testicular é uma alteração no tamanho dos testículos caracterizada por grande aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais, caso afete os bebês recém-nascidos.
A hidrocele testicular é uma alteração no tamanho dos testículos caracterizada por grande aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais, caso afete os bebês recém-nascidos.
A hidrocele testicular é mais comum em crianças e recém-nascidos, sendo notada no momento do banho ou mesmo nas trocas de fraldas, e também é relativamente comum em homens acima dos 45 anos de idade.
A hidrocele pode afetar os dois testículos ao mesmo tempo, sendo que nesses casos ela ganha o nome de hidrocele bilateral. Se ela afeta apenas um dos lados dos testículos, ela é nomeada como hidrocele unilateral.
O inchaço nos testículos que caracteriza a hidrocele testicular é causado por um acúmulo de fluídos na bolsa escrotal, onde os testículos estão localizados.
Nessa região anatômica, os testículos costumam ser recobertos por um tecido conhecido como peritônio, que também recobre como uma membrana alguns órgãos presentes no abdômen. A função do peritônio ao redor dos testículos é lubrificá-los, mantendo sempre um pouco de líquido na região, para evitar que seu movimento no interior da bolsa escrotal cause atritos ou lesões no corpo do paciente.
Nos recém-nascidos, a formação dos testículos acontece no interior do abdômen e eles “descem” conforme o desenvolvimento dos bebês. Em alguns casos, quando esse movimento de descida acontece, a ligação da bolsa escrotal com o abdômen não é totalmente fechada, e o paciente pode sofrer de um acúmulo de fluídos na bolsa escrotal, resultando na hidrocele.
Nos pacientes mais adultos e acima dos 45 anos de idade, que também podem sofrer de hidrocele, é mais comum que o acúmulo de líquidos seja causado por algum outro processo inflamatório ou mesmo lesão em seu corpo.
Geralmente, o único sintoma apresentado por pacientes com hidrocele é o inchaço em ambos os testículos ou em somente um dos lados.
Esse inchaço costuma ser indolor, mas pode causar um desconforto, dependendo do quão inchado ele fique e se há algum tipo de inflamação na região genital do paciente.
Geralmente, é recomendada a realização de um exame de ultrassonografia para a confirmação ou o descarte do diagnóstico de hidrocele. Essa condição médica pode ser acompanhada por um médico urologista, pediatra ou clínico geral.
Na maioria dos casos, o acúmulo de líquidos que causa a hidrocele costuma desaparecer sozinho após alguns dias ou semanas.
No entanto, se isso não acontecer ou se a condição afetar muito a qualidade de vida do paciente e o desenvolvimento de seus órgãos sexuais, pode ser realizado um procedimento cirúrgico para o tratamento da hidrocele testicular. Na chamada hidrocelectomia, o líquido excessivo presente nos testículos do paciente é removido com o auxílio de um aparelho que aspira os líquidos em excesso.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.