Hérnia Incisional
O que é Hérnia Incisional?
A hérnia incisional é uma complicação que pode ocorrer após uma cirurgia abdominal. É caracterizada pela protrusão de tecidos ou órgãos internos através de uma abertura ou fraqueza na parede abdominal, normalmente no local da incisão cirúrgica. Isso pode ocorrer dias, semanas ou até anos após o procedimento cirúrgico.
O que causa Hérnia Incisional?
A principal causa da hérnia incisional é o enfraquecimento da parede abdominal após uma cirurgia, que impede a cicatrização correta da área operada, por onde podem extravasar partes de órgãos, como o intestino, ou o tecido gorduroso.
Além disso, fatores como infecções e complicações durante a cicatrização, retorno às atividades físicas antes da liberação médica – principalmente exercícios que exigem do abdômen -, obesidade, tosse crônica, prisão de ventre e dificuldade para evacuar, tabagismo, diabetes, doenças renais e pulmonares e gravidez antes da cicatrização completa podem ajudar a desenvolver o quadro.
Quais são os sintomas de Hérnia Incisional?
Os sintomas de hérnia incisional envolvem:
- Inchaço ou caroço junto da cicatriz da cirurgia abdominal;
- Dor ou desconforto no local da hérnia;
- Sensação de queimação no local da hérnia;
- Náusea ou vômitos;
- Febre abaixo de 39 ºC;
- Dificuldade em urinar;
- Alterações do trânsito intestinal, com prisão de ventre ou diarreia;
- Obstrução do intestino (em casos graves);
- Dor intensa ou mudança da coloração da hérnia para vermelho-escuro ou roxo.
Se tenho sintomas de Hérnia Incisional, que médico devo procurar?
Caso haja sintomas de hérnia incisional, é necessário procurar um cirurgião geral ou um clínico geral, profissionais capazes de diagnosticar e dar início ao tratamento o quanto antes para evitar complicações.
Como é feito o diagnóstico de Hérnia Incisional?
O diagnóstico de hérnia incisional é feito com base nos sintomas e no exame físico apresentados pela pessoa, com o médico podendo confirmar o quadro após solicitar exames como ressonância magnética, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
Qual é o tratamento para Hérnia Incisional?
O tratamento para hérnia incisional geralmente envolve cirurgia, que pode ser aberta ou laparoscópica. A cirurgia aberta envolve um único grande corte, enquanto a laparoscopia usa vários pequenos cortes. Ambos os procedimentos visam reparar o defeito na parede abdominal e fortalecê-la, frequentemente com o uso de uma malha cirúrgica. O método escolhido depende do tamanho e local da hérnia, bem como da condição de saúde geral do paciente.
Quais complicações podem surgir por causa da Hérnia Incisional?
A hérnia incisional pode levar a complicações como dor e desconforto intensos, estrangulamento da hérnia, que pode cortar o suprimento de sangue, obstrução intestinal e peritonite devido à ruptura da hérnia. Em casos graves, pode ser necessária uma cirurgia de emergência.
Qual é o período de recuperação da Hérnia Incisional?
O período de recuperação de uma cirurgia de hérnia incisional é, em média, de uma a duas semanas. A pessoa recebe alta hospitalar em aproximadamente 48 horas e deve evitar esforço físico por um período de 10 a 15 dias. Após um mês do procedimento, é possível fazer atividades físicas.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hérnia incisional com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!