A hemocromatose hereditária, também conhecida como hemocromatose primária, é uma condição genética caracterizada pelo acúmulo de ferro em determinadas partes do corpo.
A hemocromatose hereditária, também conhecida como hemocromatose primária, é uma condição genética caracterizada pelo acúmulo de ferro em determinadas partes do corpo. Esse excesso da substância prejudica o funcionamento de órgãos como o fígado, o pâncreas e o coração.
Os sintomas costumam se desenvolver de forma gradual. Os principais são:
Quando atinge órgãos específicos, a hemocromatose hereditária pode acarretar dores abdominais, artrite, insuficiência cardíaca, cirrose, entre outros.
O especialista em doenças que afetam o sangue é o hematologista. Caso seja necessário, ele indicará outros especialistas para auxiliar no tratamento do paciente.
Para chegar ao diagnóstico da hemocromatose hereditária, é necessário realizar um exame de sangue. Também é possível que o médico responsável solicite testes genéticos, biópsia ou exames de imagem do fígado.
O tratamento mais recomendado para a hemocromatose hereditária é a sangria terapêutica. O procedimento é feito de forma semelhante a uma doação de sangue. Mas, ao final da coleta, o material é descartado.
Isso auxilia a manter os níveis de ferro no organismo dentro da normalidade. Inicialmente, é necessário realizar a sangria com um intervalo menor entre as sessões, que se espaçam mais de acordo com a melhora do paciente.
Por se tratar de uma condição genética, a hemocromatose hereditária não tem cura.
Pessoas com a doença são orientadas a seguir uma dieta saudável, porém, sem restrições de ferro. É importante apenas que o paciente saiba que carne vermelha contém grandes concentrações da substância, portanto não é recomendado exagerar.
O paciente deve também evitar a ingestão de álcool, pois essa substância costuma aumentar a absorção de ferro pelo organismo.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a hemocromatose hereditária com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo