Também conhecido como descolamento ovular, o hematoma subcoriônico é uma condição gestacional em que um acúmulo de sangue se forma entre a placenta e a parede uterina. Ele pode causar sangramentos leves a moderados, mas na maioria dos casos é reabsorvido pelo corpo. Embora assuste, normalmente não representa risco ao bebê.
As causas de um hematoma subcoriônico não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que alguns fatores podem estar relacionados ao desencadeamento da doença, como traumas físicos, alterações hormonais ou vasculares, problemas com a placenta, hipertensão e gravidez por fertilização in vitro (FIV).
Os sintomas de hematoma subcoriônico podem incluir:
Algumas mulheres podem sofrer com o problema sem apresentar nenhum sintoma, sendo importante procurar atendimento médico caso suspeite dessa condição.
Caso apresente sintomas de hematoma subcoriônico, é necessário procurar um médico obstetra ou ginecologista, profissionais capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de hematoma subcoriônico é feito com base nos sintomas apresentados pela pessoa e em seu histórico médico. Além disso, alguns exames poderão ser solicitados, como a ultrassonografia transvaginal e uma ecografia, na qual o acúmulo de sangue e verifica-se o tamanho dele.
O tratamento para hematoma subcoriônico pode variar de acordo com o tamanho e a localização do hematoma. Em muitos casos, pode não ser necessário um tratamento específico além do monitoramento regular.
Entretanto, se o hematoma for grande ou causar sintomas, o médico pode recomendar repouso, abstinência sexual e, em alguns casos, medicamentos para ajudar a manter a gravidez. Em situações raras, é necessária uma intervenção cirúrgica. É crucial um acompanhamento médico adequado.
Em muitos casos, o hematoma subcoriônico tende a sumir espontaneamente entre uma a duas semanas, não requerendo tratamento específico, embora seja necessário se manter em repouso e em acompanhamento regular com um obstetra.
O hematoma subcoriônico pode causar sangramento por vários dias, mas a duração exata varia para cada mulher. Normalmente, o sangramento diminui ao longo de uma semana, mas pode durar mais em alguns casos.
O hematoma subcoriônico não é necessariamente grave, mas requer acompanhamento médico. É uma condição que ocorre quando há acúmulo de sangue entre a placenta e as paredes uterinas. Pode causar sangramentos na gravidez, mas muitas vezes é resolvido sem intervenção. Sempre consulte um médico se suspeitar dessa condição.
O hematoma subcrônico pode voltar em alguns casos. Essa condição, geralmente identificada por ultrassom, é bastante comum em gestações iniciais. Embora a recorrência não seja garantida, é possível, especialmente se houver condições que favoreçam sangramentos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o hematoma subcoriônico com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo