Gases
O que são gases?
Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax. Eles podem ser expelidos pelo arroto ou por meio do ânus. Estima-se que uma pessoa gere aproximadamente 0,6 a 1,8 litro de gases todos os dias.
Quais são as causas dos gases?
Principais causas para gases:
- Fumo;
- Falar em demasia durante refeições;
- Ingestão de bebidas gaseificadas;
- Mastigação de chicletes;
- Beber líquidos com canudo;
- Alguns medicamentos antibióticos e antiácidos;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Uso de adoçantes;
- Sedentarismo;
- Morder objetos, como tampas de caneta, ou mantê-los na boca;
- Comer muito rapidamente;
- Intolerância a lactose;
- Ingestão de ar quando se come de forma muito rápida.
Apesar de a maioria dos gases surgir de fatores externos, é possível que o excesso de gases possa ser uma doença. Entre as doenças mais comuns estão a síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda, insuficiência pancreática, entre outras.
A ansiedade e o emocional também possuem relação com o surgimento de gases.
Quais são os sintomas de gases?
Em algumas situações, o excesso de gases pode provocar sintomas como:
- Distensão abdominal, barriga inchada ou estufada;
- Mal estar geral;
- Dor no peito, que pode ser confundida com dor no coração
- Arrotos frequentes;
- Perda de apetite;
- Azia;
- Fisgada no peito;
- Falta de ar;
- Barriga dura;
- Prisão de ventre (pode gerar dores fortes no peito em forma de pontadas perto do coração);
- Dor abdominal em forma de pontadas;
- Flatulência.
Excesso de Gases pode ser câncer?
O excesso de gases não é necessariamente um indicativo de câncer no intestino ou no cólon. Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.
Gases causam dor nas costas?
Sim. Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
Gases na gravidez são comuns?
Gases na gravidez são bastante comuns devido ao aumento considerável de progesterona, o que relaxa os músculos do corpo todo, incluindo os do aparelho digestivo. No entanto, não significa que as gestantes irão produzir mais gases que os outros.
Existe tratamento para gases?
Sim. O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.
Quais alimentos causam Gases?
Existe uma série de alimentos que podem ser mal digeridos e menos tolerados pelo nosso organismo, fazendo com que seja necessária a presença de bactérias para ajudar no trabalho, causando fermentação e consequentemente os gases. Entre os alimentos que causam gases estão:
- Ovo;
- Leite e derivados;
- Feijão;
- Batata;
- Milho;
- Brócolis;
- Repolho;
- Couve-flor;
- Queijo;
- Carnes e mariscos;
- Lentilha;
- Grão-de-bico;
- Frutas, como melancia, banana, uva, manga, abacate, ameixa e melão;
- Cebola;
- Pepino;
- Nabo;
- Couve-de-bruxelas;
- Alho;
- Quinoa;
- Arroz integral;
- Cenoura;
- Alimentos com glúten;
- Alimentos ricos em fibras.
Como eliminar Gases rapidamente?
Apesar do corpo liberar gases naturalmente, nem sempre isso é possível, por uma série de fatores. No entanto, é possível liberar gases rapidamente com algumas atitudes simples, como fazer uma pequena caminhada dentro de casa. Uma ótima posição para eliminar gases rapidamente é deitar com os membros inferiores elevados, podendo variar ao dobrar os joelhos na altura da barriga para pressioná-la, o que ajuda a liberar os gases.
Outra forma para eliminar gases rapidamente é fazendo uma massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Além disso, ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.
Alguns exercícios para eliminar gases podem incluir encostar a cabeça nos joelhos e elevar os glúteos, já que esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor. Outro exercício comum é esticar os braços para cima paralelamente e lentamente, abaixando a cabeça com o tronco e os braços retos, encostando mãos e testa sobre o chão e mantendo os glúteos elevados, numa posição parecida com o alongamento dos gatos. Conte 20 segundos e retorne à posição inicial.
Existem diversos métodos que são bons para soltar gases, que envolvem:
- Consumo de chás, como chá de gengibre, de erva-doce, de erva-cidreira, de carqueja, de funcho ou de hortelã;
- Frutas, como abacaxi, maçã ou melão logo após a refeição;
- Consumo de água (entre 1,5 L a 2 L por dia);
- Legumes ricos em água;
- Iogurte kefir ou natural, desde que possuam bífidos ou lactobacilos.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os gases com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo