Gases nada mais são do que o ar que se acumula no estômago ou no intestino. Normalmente não trazem grande preocupação para a saúde, apenas desconforto ou dores no abdômen e tórax. Eles podem ser expelidos pelo arroto ou por meio do ânus. Estima-se que uma pessoa gere aproximadamente 0,6 a 1,8 litro de gases todos os dias.
Principais causas para gases:
Apesar de a maioria dos gases surgir de fatores externos, é possível que o excesso de gases possa ser uma doença. Entre as doenças mais comuns estão a síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda, insuficiência pancreática, entre outras.
A ansiedade e o emocional também possuem relação com o surgimento de gases.
Em algumas situações, o excesso de gases pode provocar sintomas como:
O excesso de gases não é necessariamente um indicativo de câncer no intestino ou no cólon. Geralmente, o excesso de gases é preocupante quando é acompanhado de odores fortes, dor, inchaço abdominal ou quando se elimina mais de 20 gases por dia, o que indica a necessidade de procurar um especialista para investigação do problema.
Sim. Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.
Gases na gravidez são bastante comuns devido ao aumento considerável de progesterona, o que relaxa os músculos do corpo todo, incluindo os do aparelho digestivo. No entanto, não significa que as gestantes irão produzir mais gases que os outros.
Sim. O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.
Existe uma série de alimentos que podem ser mal digeridos e menos tolerados pelo nosso organismo, fazendo com que seja necessária a presença de bactérias para ajudar no trabalho, causando fermentação e consequentemente os gases. Entre os alimentos que causam gases estão:
Apesar do corpo liberar gases naturalmente, nem sempre isso é possível, por uma série de fatores. No entanto, é possível liberar gases rapidamente com algumas atitudes simples, como fazer uma pequena caminhada dentro de casa. Uma ótima posição para eliminar gases rapidamente é deitar com os membros inferiores elevados, podendo variar ao dobrar os joelhos na altura da barriga para pressioná-la, o que ajuda a liberar os gases.
Outra forma para eliminar gases rapidamente é fazendo uma massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Além disso, ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.
Alguns exercícios para eliminar gases podem incluir encostar a cabeça nos joelhos e elevar os glúteos, já que esse movimento, aliado à força da gravidade, fará com que os gases subam e sejam eliminados, aliviando a dor. Outro exercício comum é esticar os braços para cima paralelamente e lentamente, abaixando a cabeça com o tronco e os braços retos, encostando mãos e testa sobre o chão e mantendo os glúteos elevados, numa posição parecida com o alongamento dos gatos. Conte 20 segundos e retorne à posição inicial.
Existem diversos métodos que são bons para soltar gases, que envolvem:
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os gases com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.