A foliculite é uma infecção nos folículos pilosos, estrutura anexa à pele que tem como função produzir pelos.
A foliculite é uma infecção nos folículos pilosos, estrutura anexa à pele que tem como função produzir pelos. Na maioria dos casos, a condição se apresenta de forma superficial, mas quando atinge todo o folículo piloso, é chamada de foliculite profunda.
Nesse tipo de foliculite, a lesão é caracterizada por um nódulo de pus envolto por uma ampla área de pele avermelhada.
A causa da foliculite profunda varia de acordo com seu tipo. Conheça alguns deles:
Causado por uma infecção profunda pela bactéria Staphylococcus aureus. Afeta um único folículo piloso e é caracterizado por uma elevação avermelhada e dolorida (pápula) na pele. Já o carbúnculo é um conglomerado de furúnculos, que atinge vários folículos pilosos e, por sua vez, é também mais grave.
Ainda não se sabe a causa exata, mas pacientes acometidos por esse subtipo da foliculite profunda normalmente são portadores do vírus HIV ou imunossuprimidas. As lesões parecem espinhas com pus e podem coçar, deixando a pele mais escura que o normal.
Tem como causa o uso prolongado de antibióticos para combater a acne. Esse tipo de medicamento pode alterar o equilíbrio da pele e dar margem para o desenvolvimento das bactérias.
Pústulas na barba causadas pela lâmina de barbear.
O médico dermatologista é o mais indicado cuidar desse e de outros problemas de pele.
O tratamento vai depender da causa e da gravidade da foliculite profunda, por isso é importante consultar um especialista. Normalmente, a condição é tratada com medicamentos, como antibióticos e corticoides, além da mudança de hábitos, como evitar usar a lâmina de barbear.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a foliculite profunda com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!