foliculite capilar
O que é foliculite capilar?
A foliculite capilar, também conhecida como foliculite no couro cabeludo, é uma doença caracterizada pela inflamação dos folículos pilosos: nessas pequenas estruturas está localizada a raiz dos pelos. Na condição, ocorre a formação de bolinhas vermelhas ou pústulas (lesões parecidas com espinhas) no couro cabeludo.
O que causa a foliculite capilar?
A condição pode ser causada por diversos microrganismos, como fungos, bactérias, vírus e até mesmo ácaros. Falta de higiene adequada, uso constante de chapéus, bonés ou capacetes e baixa imunidade também são fatores que podem propiciar o surgimento da foliculite do couro cabeludo.
É preciso se atentar para não frequentar piscinas ou banheiras que não tenham sido corretamente higienizadas, pois essa é mais uma forma de contaminação.
Nesses casos, a doença é contagiosa, ou seja, pode passar de pessoa para pessoa.
Quais os sintomas da foliculite capilar?
Além do surgimento das pequenas lesões, a condição se caracteriza pela coceira, dor e sensibilidade local. Em alguns casos, pode haver a formação de feridas no couro cabeludo, devido ao prurido.
Casos graves, chamados de foliculite profunda, podem desencadear febre e a presença de caroços e abcessos.
Foliculite capilar tem cura? Como tratar?
A foliculite é tratável, mas também pode haver recidivas. O tratamento para a condição vai depender da gravidade e normalmente envolve o uso de medicamentos de uso oral, pomadas e shampoos de uso tópico para combater o microrganismo presente no local.
Em caso de foliculite capilar, que médico devo procurar?
O dermatologista é o médico mais indicado para cuidar dessa e de outras doenças de pele.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o cisto tireoglosso com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo