O fibroadenoma é um nódulo benigno de mamas, pode surgir em pacientes adolescentes ou as que têm menos de 30 anos de idade, apresentando-se como um carocinho que pode ser sentido de forma mais notável durante a menstruação ou mesmo durante uma gestação.
O fibroadenoma é um nódulo benigno de mamas, pode surgir em pacientes adolescentes ou as que têm menos de 30 anos de idade, apresentando-se como um carocinho que pode ser sentido de forma mais notável durante a menstruação ou mesmo durante uma gestação.
Além das mamas, os fibroadenomas também podem surgir nas axilas, sendo que quem sente eles consegue movimentá-los facilmente de um lado para o outro.
É importante ressaltar que o fibroadenoma não é um câncer de mama, no entanto pacientes que tenham detectado ele devem fazer um acompanhamento anual das mamas, para que novos nódulos e caroços possam ser detectados ainda no início.
Ainda, se a paciente sente qualquer tipo de nódulo nos seios, durante a realização do autoexame, é recomendado que ela procure um médico para que o diagnóstico de fibroadenoma possa ser confirmado ou descartado.
Os fibroadenomas são geralmente causados pelos hormônios que naturalmente estão presentes no corpo de pacientes do sexo feminino. Quando a paciente que teve o diagnóstico de fibroadenoma confirmado atinge a menopausa, de modo geral, os nódulos costumam diminuir ou até mesmo desaparecer por completo.
O fibroadenoma é um nódulo que se encontra no seio, geralmente na parte superior. De modo geral, ele não tem mais do que 3 centímetros de comprimento e costuma ser mais durinho, podendo ser empurrado de um lado para o outro facilmente, apenas com a aplicação de um pouco de força.
O nódulo que é caracterizado como fibroadenoma não causa dor ou incômodo à paciente e também tem uma textura mais firme nas bordas, mas não é muito duro, como se fosse uma borracha escolar mesmo.
Geralmente, o fibroadenoma não requer tratamento, apenas um acompanhamento médico mais frequente, com a realização de exames anuais ou mesmo semestrais.
Em alguns casos em que o médico desconfia de que o fibroadenoma possa não ser somente isso, então, a paciente recebe a recomendação da realização de uma cirurgia para a remoção do tumor, seguida de biópsias que realmente vão avaliar o tipo de células presentes no tumor.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.