A febre de mayaro é uma doença transmitida por mosquitos e que causa sintomas no corpo que vão desde uma febre baixa até dores diversas espalhadas pelo corpo.
Bastante similar à dengue e ao chikungunya, a febre de mayaro é uma doença transmitida por mosquitos e que causa sintomas no corpo que vão desde uma febre baixa até dores diversas espalhadas pelo corpo.
A febre de mayaro é causada por um vírus, o MAYARO.
O vírus causador da febre de mayaro é transmitido para seres humanos por meio da picada de mosquitos da família Haemagogus que estejam contaminados com o vírus. Os mosquitos desse tipo costumam ficar abrigados em áreas mais rurais e em florestas, fazendo com que a febre de mayaro seja mais comum em áreas com essas características.
O mosquito que mais comumente atua como transmissor da febre de mayaro é o Haemagogus janthinomys, que também transmite a febre amarela.
No Brasil, por exemplo, o Ministério da Saúde indica que a condição é mais comum nas regiões Norte e Centro-Oeste.
No entanto, acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que já é o vetor da dengue e de outras doenças similares, pode também ser capaz de transmitir o vírus.
É importante ressaltar que apenas o mosquito é capaz de transmitir a condição e que a febre de mayaro não passa de uma pessoa para outra.
Entre os sintomas de febre de mayaro, podemos destacar:
Na maioria dos casos, a febre de mayaro requer apenas que o paciente repouse e se mantenha bem hidratado, em alguns casos, tomando medicamentos que aliviem os sintomas descritos.
Assim, a febre de mayaro costuma passar depois de uma determinada janela de tempo que costuma não passar de uma semana.
No entanto, alguns pacientes podem requerer um tratamento mais específico, já que a febre de mayaro pode resultar em complicações como a encefalite, um tipo de inflamação que afeta o cérebro.
Uma vez que o paciente se recupere da condição, ele nunca mais pegará a febre de mayaro, porque se torna imune a ela.
Geralmente, o diagnóstico da febre de mayaro é mais complicado, uma vez que seus sintomas são muito parecidos com os sintomas de dengue e de chikungunya.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.