Excesso de Sede
Excesso de sede é o aumento do volume líquido ingerido por uma pessoa. O excesso de sede pode ser chamado também de polidipsia e pode ser classificado em três tipos:
O que é excesso de sede?
Excesso de sede é o aumento do volume líquido ingerido por uma pessoa. O excesso de sede pode ser chamado também de polidipsia e pode ser classificado em três tipos:
- Polidipsia compensatória – alteração no hormônio antidiurético, hormônio encarregado pela reabsorção da água nos rins. A condição leva à eliminação de muita urina, logo a pessoa tem excesso de sede;
- Polidipsia primária ou psicogênica – alguma patologia psicológica, como transtorno de ansiedade. Na maioria da vezes, o paciente tem excesso de sede por acreditar que a ingestão de muita água previna alguma doença;
- Polidipsia induzida por medicamentos – o uso de medicamentos como diuréticos, corticoides e vitamina K induz a pessoa a urinar muitas vezes. Essa condição pode ser chamada de poliúria.
A hiponatremia é a perda de sódio do organismo. Os rins não controlam a quantidade de água e demais substâncias do corpo e o paciente apresenta excesso de sede. Especialistas relatam que essa condição está associada a medicações. Há outros casos, em condições extremas de atividade física, como uma longa corrida de rua em que o indivíduo perde muito sal no suor e então ingere muita água. Para alguém ter hiponatremia somente com água, seria necessário beber mais de 20 litros de água por dia.
Quais são as causas do excesso de sede?
Pessoas com insuficiência renal e cardíaca não podem ingerir muita água. As causas para o excesso de sede podem estar relacionadas com diversos fatores, como:
- Alimentos com muito sódio;
- Atividade física;
- Condições climáticas;
- Diarreia e vômito;
- Ingestão de bebidas alcoólicas;
- Uso de determinadas drogas ( por exemplo, LSD);
- Suor excessivo.
E podem estar relacionadas com algumas doenças e condições de saúde, como:
- Alteração no hormônio antidiurético;
- Alteração na glândula hipófise;
- Diabetes mellitus ou diabetes insipidus;
- Desidratação;
- Medicamentos.
Excesso de sede pode causar intoxicação por excesso de ingestão de água.
Quais são os sintomas do excesso de sede?
Os sintomas do excesso de sede podem estar correlacionados com:
- Dores de cabeça;
- Desorientação mental;
- Tremores;
- Fadiga;
- Náusea;
- Vômito;
- Tontura.
Como é o tratamento para o excesso de sede?
Ingerir água em excesso é prejudicial à saúde. O recomendado é ingerir 35 ml de água por peso: uma pessoa que pesa 80 quilos deve ingerir 2,8 litros de água por dia.
Na maioria dos casos, o excesso de sede tem cura e é passageiro. Para casos relacionados a doenças e medicações, existem tratamentos e exames específicos. O médico pode solicitar exames para ter certeza do diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
A cor da urina é um dos indicadores do excesso de água: não pode estar nem muito escura, nem tão clara quanto água).
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.