A endocardite bacteriana é quando há contaminação bacteriana, que infecciona as estruturas internas do coração.
A endocardite bacteriana é quando há contaminação bacteriana, que infecciona as estruturas internas do coração. Essa bactéria tem origem na boca e pode levar o portador à internação. Em casos mais graves pode levar à morte.
A principal causa da endocardite bacteriana é a falta de higiene bucal, que torna a boca um ambiente propício para a proliferação da bactéria. Outras possíveis causas são o uso de agulhas contaminadas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis, e/ou pode ser contraída após a realização de algum procedimento cirúrgico bucal em que haja sangramento na hora do procedimento.
Os sintomas da endocardite bacteriana podem aparecer imediatamente ou demorar algum tempo. Eles também dependem do histórico de doenças cardíacas do paciente. Porém o portador de endocardite bacteriana pode apresentar: dores musculares e nas articulações, fadiga excessiva, sangue e alterações na urina, febre, tosse persistente e sudorese noturna.
A endocardite bacteriana tem cura e o tratamento é feito através da introdução de antibióticos direto na veia, por um período aproximado de 4 semanas. O antibiótico adequado depende do tipo da bactéria que se alojou no coração do paciente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.