Dor no Joelho
A dor no joelho é um sintoma que pode surgir pelo desgaste da articulação, excesso de peso ou lesões esportivas.
O que é a dor no joelho?
A dor no joelho ou ao redor dele é um sintoma que pode surgir por diversas causas, entre elas o desgaste da articulação, excesso de peso ou lesões esportivas. Pode, também, indicar falta de uso, ocasionada principalmente pelo sedentarismo, lesões como entorses e distensões, sentar-se em uma área limitada ou ficar de joelhos por longos períodos.
O médico responsável por identificar as causas desse problema é o ortopedista, que é a especialidade médica que cuida da saúde do aparelho locomotor, tais como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
Qual a anatomia do joelho?
O joelho é a maior e mais superficial articulação do corpo, estando diretamente exposto à ação do peso corporal.
É dividido em côndilos femorais, côndilos tibiais e patela, além de vários tecidos moles que contribuem para a estabilidade, entre eles os ligamentos cruzados e colaterais, e que fornecem amortecimento dentro da articulação, por exemplo, os meniscos.
Quais são os principais sintomas da dor do joelho?
Além, claro, da dor em si, há ainda outros sinais que podem indicar um problema no joelho. Os principais são:
- sensação de pontada na articulação;
- dificuldade para movimentar o membro;
- inchaços e sensibilidade;
- ruídos, estalos e rangidos ao caminhar.
Quais as causas da dor no joelho?
A dor no joelho é um problema que pode ter múltiplos fatores. A depender das causas, o tratamento pode ser realizado de diferentes maneiras pela equipe de saúde. O recomendado é sempre procurar o médico para investigar a dor persistente e não causada por esforço ou atividade física vigorosa, além de evitar a automedicação, que pode mascarar problemas mais graves.
Conheça agora as principais causas da dor no joelho:
- Trauma: pode ocorrer em casos de batida, queda, acidente automobilístico e até mesmo cirurgias que comprometam temporariamente ou permanentemente a articulação. Essa limitação pode ser reversível ou irreversível dependendo da carga sobre essa área.
- Ruptura de ligamentos: qualquer lesão que afeta um dos quatro ligamentos do joelho, que são estabilizadores com função de impedir um deslocamento anormal entre os ossos. Quando ela acontece, o joelho pode se tornar instável, causando episódios de falseio, dor e inchaço.
- Tendinite: também é conhecida como tendinite patelar ou joelho de saltador. Consiste em uma inflamação no tendão da patela que causa uma dor intensa, principalmente ao caminhar ou praticar atividades físicas.
- Bursite: acontece quando há inflamação da bursa, um pequeno saco contendo líquido que fica próximo da articulação do joelho. A bursa age como uma almofada para diminuir o atrito entre os ossos, tendões e músculos, absorvendo o impacto da nossa movimentação. Pode ser causada por quedas ou golpes, por atividades físicas ou até por infecções na bursa.
- Osteoartrose: é uma doença inflamatória e degenerativa. Ela destrói a cartilagem articular do joelho, levando a uma deformidade da articulação. É mais comum em idosos.
- Artrite reumatoide: de origem autoimune, é uma doença que acomete as articulações do corpo, causando deformidades no seu estágio avançado. Acomete principalmente os dois joelhos, pés e mãos.
- Síndrome da banda iliotibial: ocorre quando o tecido conjuntivo (ligamento) que se estende do osso da pélvis até a tíbia se torna rígido e raspa contra o fêmur. Afeta principalmente atletas que praticam corrida de longa distância, causando dor no quadril e joelhos que piora com a atividade física.
- Lesão de menisco: mais comuns de acontecer em atletas, pessoas com excesso de peso, que tenham artrite, artrose ou outro problema que afete as articulações do joelho. Em geral, causa dor na parte da frente, podendo também atingir as laterais do joelho e causar dificuldades para andar, subir e descer escadas.
- Problemas na patela: podem ser desde lesões, como torções e luxações, inflamações, até doenças como a condromalácia patelar, que ocorre quando a cartilagem da patela sofre um amolecimento anormal.
Como é feito o tratamento para a dor no joelho?
O tratamento para dor no joelho é responsabilidade do ortopedista, que recomenda anti-inflamatórios e outros medicamentos ou mesmo cirurgia, em alguns casos.
Há, também, cuidados que devem ser tomados pelo paciente, a depender das causas do problema. De forma geral, incluem: perda de peso, repouso, elevação da área lesionada e proteção da área com uma faixa elástica ao praticar atividades físicas.
Existem alguns tratamentos complementares que podem aliviar os sintomas, entre eles:
- Acupuntura: consiste no uso de pequenas agulhas em partes específicas do joelho, responsáveis por liberar substâncias químicas naturais que têm efeitos benéficos para o corpo semelhantes àqueles causados por medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Pode ser indicada como tratamento substituto da cirurgia ou como um alívio para a dor antes do procedimento.
- Compressas de gelo: deve ser utilizada quando há inflamação, pois ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão de uma possível lesão.
- Fisioterapia: indicada para garantir a proteção das estruturas lesadas, ganhar amplitude de movimentos, prevenir a atrofia muscular e melhorar a força muscular, entre outros. Cada paciente deve ser avaliado em conjunto pelo médico ortopedista e o fisioterapeuta, que determinarão o momento de início, o número de sessões e os exercícios recomendados para cada fase do tratamento.
A dor no joelho tem cura?
Por se tratar, geralmente, de um sintoma, a cura para a dor no joelho está muito relacionada à causa. Quando decorrente de traumas e lesões, a dor pode, eventualmente, ser resolvida com tratamento adequado, mudança de hábitos e mesmo procedimentos cirúrgicos para correção.
Em alguns casos, porém, a dor no joelho não tem cura ou tem um tratamento arriscado. Por isso, é sempre aconselhada a busca por um especialista para que o caso possa ser avaliado e para alcançar bons resultados e qualidade de vida.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada