A dor no joelho é um sintoma que pode surgir pelo desgaste da articulação, excesso de peso ou lesões esportivas.
A dor no joelho ou ao redor dele é um sintoma que pode surgir por diversas causas, entre elas o desgaste da articulação, excesso de peso ou lesões esportivas. Pode, também, indicar falta de uso, ocasionada principalmente pelo sedentarismo, lesões como entorses e distensões, sentar-se em uma área limitada ou ficar de joelhos por longos períodos.
O médico responsável por identificar as causas desse problema é o ortopedista, que é a especialidade médica que cuida da saúde do aparelho locomotor, tais como ossos, músculos, ligamentos e articulações.
O joelho é a maior e mais superficial articulação do corpo, estando diretamente exposto à ação do peso corporal.
É dividido em côndilos femorais, côndilos tibiais e patela, além de vários tecidos moles que contribuem para a estabilidade, entre eles os ligamentos cruzados e colaterais, e que fornecem amortecimento dentro da articulação, por exemplo, os meniscos.
Além, claro, da dor em si, há ainda outros sinais que podem indicar um problema no joelho. Os principais são:
A dor no joelho é um problema que pode ter múltiplos fatores. A depender das causas, o tratamento pode ser realizado de diferentes maneiras pela equipe de saúde. O recomendado é sempre procurar o médico para investigar a dor persistente e não causada por esforço ou atividade física vigorosa, além de evitar a automedicação, que pode mascarar problemas mais graves.
Conheça agora as principais causas da dor no joelho:
O tratamento para dor no joelho é responsabilidade do ortopedista, que recomenda anti-inflamatórios e outros medicamentos ou mesmo cirurgia, em alguns casos.
Há, também, cuidados que devem ser tomados pelo paciente, a depender das causas do problema. De forma geral, incluem: perda de peso, repouso, elevação da área lesionada e proteção da área com uma faixa elástica ao praticar atividades físicas.
Existem alguns tratamentos complementares que podem aliviar os sintomas, entre eles:
Por se tratar, geralmente, de um sintoma, a cura para a dor no joelho está muito relacionada à causa. Quando decorrente de traumas e lesões, a dor pode, eventualmente, ser resolvida com tratamento adequado, mudança de hábitos e mesmo procedimentos cirúrgicos para correção.
Em alguns casos, porém, a dor no joelho não tem cura ou tem um tratamento arriscado. Por isso, é sempre aconselhada a busca por um especialista para que o caso possa ser avaliado e para alcançar bons resultados e qualidade de vida.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Bahia e no Distrito Federal. Marque a sua consulta.