A virilha é a região do corpo localizada entre a parte debaixo da barriga e o início das coxas. A dor na virilha pode acontecer por uma série de motivos, que vão desde a realização incorreta de exercícios físicos até outras condições, como a hérnia, por exemplo.
Alguns casos de dor na virilha não requerem nenhum tipo de intervenção ou tratamento médico, sendo que o paciente se recupera por completo após alguns dias de incômodo.
No entanto, se a dor na virilha vem acompanhada de outros sintomas, como febre, ou se ela se estende por longos períodos de tempo, é recomendado que o paciente cheque seus sintomas com o apoio de um médico.
Existem muitas causas para a dor na virilha. A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.
Gestantes, especialmente as que estão no final da gestação, podem apresentar dores na virilha, como consequência das alterações na pelve que acontecem para facilitar o nascimento do bebê.
Dificuldades relacionadas aos órgãos sexuais, como cistos nos ovários e endometriose, ou problemas nos testículos, como a torção testicular e a orquite (inflamação nos testículos) também podem causar dor na virilha.
Hérnias abdominais e inguinais e dores no nervo ciático podem causar dor na virilha.
Por fim, ela pode ser resultado de processos inflamatórios e infecciosos. Devido à presença de gânglios linfáticos na região, quando o sistema imunológico começa a lutar contra vírus e bactérias, alguns caroços dolorosos podem surgir na virilha, causando dor.
Geralmente, somente a dor na virilha não é motivo para buscar ajuda médica. Alguns casos podem ser muito intensos ou podem durar por vários dias e, então, o paciente busca ajuda hospitalar.
Sinais de alerta relacionados à dor na virilha podem ajudar a identificar as causas da dor do paciente e a auxiliar no tratamento da doença. Eles incluem:
A dor na virilha serve como um indicador que pode ajudar no diagnóstico de uma série de condições médicas.
O tratamento da dor na virilha depende do que está causando essa condição. Na grande maioria dos casos, a dor na virilha desaparece por completo após alguns dias, sem que haja a necessidade do uso de medicamentos ou de tratamentos médicos.
Em outros casos, pode ser tratada por meio do uso de medicamentos, da aplicação de compressas geladas e do repouso físico, sem que o paciente faça atividades físicas por alguns dias.
Caso a dor seja causada por doenças como a orquite ou a endometriose, geralmente, o tratamento dessas condições faz com que esse sintoma de dor na virilha desapareça.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.