A coluna é dividida em quatro diferentes regiões: cervical, dorsal, lombar e sacrococcígea. Quando uma pessoa sente dor nas costas, localizada na região que conecta o tórax a pélvis, no chamado “pé da coluna”, ela sente dor na coluna lombar. Pelos médicos, ela pode ser chamada também de lombalgia.
Essa pode ser uma dor muito limitante, pois é a coluna lombar que permite dobrar o corpo para frente, virar o corpo, agachar e levantar as pernas, por exemplo. Até mesmo permanecer sentado por longos períodos de tempo pode ser complicado quando se tem dor na coluna lombar.
A dor na coluna lombar pode ser causada por diversos motivos. Os mais comuns incluem problemas relacionados aos músculos que ficam na região, resultando em distensão muscular, contraturas e entorses, por exemplo, que desencadeiam a dor. A coluna lombar, também, pode doer como resultado de lesões relacionadas aos discos da coluna, como fraturas e hérnias de disco, e de artrite no local.
Em uma consulta médica, o ortopedista consegue determinar as causas da dor realizando um exame de raios-x que permita visualizar a coluna do indivíduo.
A dor na região lombar pode, ainda, ser um sintoma de outras condições médicas, tais como uma crise nos rins ou um tumor na região gastrointestinal.
Comumente, a dor na coluna lombar é resultado da falta de exercícios físicos, da má postura e também do esforço físico feito de forma incorreta, como a adoção de uma postura incorreta para carregar objetos pesados, por exemplo.
A dor na lombar pode persistir por várias semanas ou até mesmo irradiar de um ponto para o outro, espalhando-se para as pernas do paciente e indo até os pés. A consulta com o médico ortopedista pode indicar o tratamento correto, que pode incluir o uso de medicamentos, mas também massagens e sessões de fisioterapia.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.