A dor de ouvido é uma condição bastante incômoda que pode afetar pacientes de todas as idades.
A dor de ouvido é uma condição bastante incômoda que pode afetar pacientes de todas as idades, sendo mais comum em crianças. Dependendo do seu grau de intensidade, a dor de ouvido pode desencadear uma série de outros sintomas, desde eliminação de secreção no ouvido a até mesmo tontura, afetando a qualidade de vida do paciente.
A dor de ouvido pode ser desencadeada por uma série de outras condições que vão desde uma gripe e uma laringite a até mesmo uma infecção por fungos, bactérias e vírus, por exemplo. Ela pode surgir por alergias ou inflamações e até mesmo um acúmulo de cera de ouvido no canal auditivo é capaz de causar a dor de ouvido.
Alguns pacientes têm crises de dor de ouvido desencadeadas por fatores externos, como a exposição a barulhos, introdução de objetos (cotonetes, lápis, tampa de caneta), entrada de água e som alto ou mesmo a longos períodos dentro de um avião.
A boca também pode ter relação, já que amigdalite, gengivite, nascimento do dente do siso e problemas dentários (cárie, abcessos ou bruxismo) são as principais causadoras da dor de ouvido.
Alguns problemas e doenças também estão relacionados, como diabetes, sinusite, labirintite, micose no ouvido, entre outros.
Para entender as causas da dor de ouvido, é preciso entender todos os sintomas e descobrir as origens desse desconforto.
Além da dor de ouvido em si, os pacientes com dor de ouvido podem apresentar outros sintomas, como: zumbido nos ouvidos, eliminação de secreção pelos ouvidos, tontura, náusea, coceira, dor que pode ou não ser intensa e sensação de ouvido e nariz entupidos. Em caso de infecção, ocorre a perda de apetite e febre.
Já em crianças muito pequenas, os sinais podem ser de não reagir a sons, esfregar ou puxar a orelha, perda de equilíbrio, ficar irritada, não conseguir descansar e dormir, não se alimentar e febre de 38ºC.
Por meio do levantamento da queixa do paciente – se houve infecção ou se foi por fatores externos -, além dos exames com o otoscópio e microscópio.
O tratamento para dor de ouvido vai depender do que está causando a condição. Podem ser usados medicamentos antibióticos ou antimicóticos e até mesmo remédios para aliviar essa dor. Em caso de acúmulo de cerume, pode ser necessária uma lavagem no ouvido feita por um médico otorrinolaringologista.
Normalmente, a dor de ouvido – dependendo da causa – pode passar com o tempo. Algumas dicas podem ser úteis para aliviar a dor, sem depender de medicação, como:
No entanto, caso as dores não apresentem melhora entre 2 e 3 dias, ou surgirem quaisquer sintomas citados acima, é importante ir ao médico.
Procure um médico otorrinolaringologista para mais informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.