doença hepática gordurosa não alcoólica
O que é a doença hepática gordurosa não alcoólica?
Também conhecida como esteatose hepática ou gordura no fígado, a doença hepática gordurosa não alcoólica é uma condição causada pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos, células do fígado.
Esse excesso de gordura no fígado pode também desencadear inflamações, fibrose e cirrose hepática, por exemplo. Normalmente, os pacientes afetados por essa doença também possuem outras condições, como o excesso de peso, triglicerídeos e/ou colesterol alto e resistência à insulina. Medicamentos como corticosteroides e tamoxifeno, por exemplo, também podem causar o problema.
Quais os sintomas da doença hepática gordurosa não alcoólica?
Normalmente, essa condição não apresenta sintomas, portanto o paciente geralmente só descobre que tem gordura no fígado por meio de exames específicos de imagem ou de sangue.
Em alguns casos, a pessoa com a doença hepática gordurosa não alcoólica apresenta cansaço, fraqueza, perda de apetite, desconforto abdominal e até mesmo aumento do fígado.
Autocuidado para eliminar o fígado gorduroso
O tratamento para a doença hepática gordurosa não alcoólica consiste majoritariamente na mudança de estilo de vida, como a perda de peso e a diminuição dos níveis altos de colesterol e triglicerídeos. Dependendo do caso, também é necessário reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Para alguns pacientes, o especialista pode, ainda, receitar alguns medicamentos.
Em casos de doença hepática gordurosa não alcoólica, que especialista devo procurar?
O médico hepatologista é o responsável por cuidar dessas e de outras condições relacionadas ao fígado.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença hepática gordurosa não alcoólica com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!