A doença hemorrágica do feto e do recém-nascido é uma condição rara, na qual ocorre sangramento excessivo no feto ou no recém-nascido devido a uma deficiência de fatores de coagulação no sangue. Isso pode levar a sangramentos internos graves e potencialmente fatais.
Existem três formas de doença hemorrágica do feto e do recém-nascido: forma precoce, forma clássica e forma tardia. A forma precoce surge nas primeiras 24 horas pós-parto, enquanto a forma clássica ocorre entre o segundo e o sétimo dia de vida. Já a forma tardia manifesta-se entre a 2ª e a 12ª semana de vida.
A doença hemorrágica do feto e do recém-nascido acontece quando o bebê nasce com baixos níveis de vitamina K, embora também possa ocorrer por uma incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o bebê, na qual os anticorpos maternos atacam os fatores de coagulação do feto.
Os sintomas mais conhecidos da doença hemorrágica do feto e do recém nascido podem incluir:
Caso o bebê apresente sintomas da doença hemorrágica do feto e do recém-nascido, é necessário procurar o médico pediatra para obter um diagnóstico preciso e receber a indicação do tratamento mais adequado.
O diagnóstico da doença hemorrágica do feto e do recém-nascido é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais específicos. O médico avalia os sinais e sintomas apresentados pelos pais do paciente, como icterícia, hematomas e sangramentos, além de investigar o histórico familiar da doença.
Além disso, exames de sangue são realizados para verificar a presença de anticorpos irregulares no organismo da mãe e do bebê. A ultrassonografia também pode ser utilizada para avaliar a quantidade de líquido amniótico e possíveis anormalidades no feto.
O tratamento para doença hemorrágica do feto e do recém-nascido pode incluir transfusões de sangue para o feto antes e após o parto, embora o bebê também possa ser tratado para icterícia, se ela estiver presente.
A prevenção da doença hemorrágica do feto e do recém-nascido pode incluir a administração de uma dose de vitamina K logo após o nascimento. Também é recomendado para as gestantes que adotem uma alimentação balanceada e realizem acompanhamento médico durante a gravidez para que o bebê se desenvolva de maneira saudável.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença hemorrágica do feto e do recém-nascido com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Agendamento de consultas, exames e demais procedimentos: