Chamada também de Tripanossomíase Humana Africana, a Doença do sono é uma inflamação que afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o paciente tenha diversas dificuldades neurológicas, podendo entrar em coma e até mesmo levá-lo a óbito.
Chamada também de Tripanossomíase Humana Africana, a Doença do sono é uma inflamação que afeta o sistema nervoso central, fazendo com que o paciente tenha diversas dificuldades neurológicas, podendo entrar em coma e até mesmo levá-lo a óbito.
Ela afeta comumente os países da África Subsaariana, sendo transmitida por moscas do tipo tsé-tsé, que gostam de ambientes quentes e úmidos.
A Doença do sono é causada por dois parasitas diferentes, Trypanosoma brucei gambiense, que causa uma infecção crônica e é mais comum; e o Trypanosoma brucei rhodesiense, mais raro e causador de uma infecção aguda.
Esses dois parasitas estão presentes nas moscas tsé-tsé e é o contato com elas que podem, então, transmiti-los para os humanos. Ainda, a Doença do sono também pode ser transmitida de mãe para filhos ou mesmo por meio de agulhas infectadas.
De modo geral, os sintomas da Doença do sono se apresentam cerca de três semanas a um mês depois do contágio com os parasitas causadores. Inicialmente, os pacientes são assintomáticos.
Conforme a infecção se espalha pelo organismo, o paciente pode apresentar sintomas, como:
Em seguida, conforme a doença avança, outros sintomas podem surgir, como:
No entanto, é importante destacar que o sintoma marcante da Doença do sono é que o paciente perde a capacidade de dormir durante a noite, optando por dormir de dia.
O diagnóstico da Doença do sono é feito por meio de exame de sangue e também da análise do líquido presente na medula espinhal do paciente, coletado por meio da coluna lombar.
O tratamento da Doença do sono pode ser feito por meio de medicamentos que combatem o parasita causador dos sintomas. Para evitar que o parasita se fortaleça, é preciso seguir à risca as recomendações médicas, ainda com o acompanhamento da doença por até dois anos após seu diagnóstico inicial.
A prevenção da Doença do sono envolve maior cuidado e atenção ao visitar as áreas onde a doença é endêmica, como a África Subsaariana. É recomendado usar roupas grossas e que cubram bem o corpo, como blusas de manga cumprida, além do uso de repelentes.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.