A doença de von Willebrand, também conhecida como DvW, é uma condição que afeta a produção de uma proteína chamada fator von Willebrand, que faz parte do sangue dos pacientes.
O fator von Willebrand é essencial para o processo de coagulação, por isso, quando ele é produzido em baixa quantidade ou não é produzido pelo organismo, uma série de sintomas e problemas de saúde podem surgir.
Quando um paciente apresenta um corte ou machucado capaz de causar sangramentos, o fator von Willebrand funciona como uma espécie de “cola”, que ajuda a conectar as plaquetas ao tecido que foi ferido, para que o sangramento estanque.
A doença de von Willebrand é hereditária, por isso, é comum que vários membros da mesma família apresentem esse problema de saúde.
A doença de von Willebrand é classificada em três tipos diferentes, de acordo com a presença ou ausência da produção do fator von Willebrand do organismo do paciente.
Na doença de von Willebrand tipo 1, o paciente produz o fator von Willebrand, mas em quantidades que são muito baixas e insuficientes para dar conta da demanda.
Na doença de von Willebrand tipo 2, o paciente produz o fator von Willebrand, mas a proteína vem com defeitos que fazem com que ela não funcione corretamente ou da forma ideal para o organismo.
Já a doença de von Willebrand tipo 3, o paciente não produz nada de fator von Willebrand.
A principal causa da doença de von Willebrand é a genética do paciente, ou seja, a doença é causada por um defeito genético que faz com que o fator von Willebrand não seja produzido corretamente pelo corpo.
Entretanto, ainda que mais raramente, a doença pode ser adquirida pelo organismo, especialmente no caso de pacientes que possuem doenças autoimunes, em que seu próprio organismo pode começar a atacar as células normais de fator von Willebrand que são produzidas.
Pacientes cardiológicos e oncológicos também podem vir a desenvolver a doença de von Willebrand como uma consequência de suas doenças primárias.
Entre os principais sintomas da doença de von Willebrand:
Não existe cura para doença de von Willebrand, mas existem tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas e que envolvem o uso de medicamentos que ajudam a coagulação do corpo a acontecer da forma correta.
Pacientes com doença de von Willebrand devem evitar ao máximo utilizar alguns medicamentos sem recomendação médica, como o ácido acetilsalicílico , uma vez que dificulta ainda mais a coagulação do sangue.
Alguns pacientes também devem tomar cuidado para evitar terem ferimentos e/ou cortes e gestantes com a doença precisam de um acompanhamento médico mais específico.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.