A doença de Ménière é uma doença que provoca alterações no ouvido interno, trazendo episódios de vertigens, que é quando o paciente sente que tudo está girando ao seu redor, além de perda de audição e zumbidos frequentes.
A doença de Ménière é uma doença causada pelo excesso de endolinfa, líquido presente no ouvido interno. Normalmente, esse líquido é secretado e absorvido de forma contínua, sendo mantido em quantidades ideais. Na doença de Menière, existem problemas na produção ou na absorção, deixando a substância em excesso no ouvido.
A causa da doença de Ménière ainda não é bem esclarecida. Porém, acredita-se que a condição pode ter relação com outras doenças, como alergias, otites, otosclerose e distúrbios metabólicos, por exemplo.
Os sintomas da síndrome de Ménière podem variar de um paciente para outro, porém, os principais estão relacionados a:
Na ocorrência dos sintomas descritos anteriormente, você deve procurar um médico otorrinolaringologista.
O diagnóstico da doença de Ménière pode ser realizado por meio de sintomas como a ocorrência de dois ou mais episódios de vertigem com cerca de 20 minutos cada. Para confirmar a condição, também pode ser necessária a realização de exames como a audiometria e a ressonância magnética.
Não existe cura para a doença de Ménière, mas o médico pode sugerir tratamentos para aliviar os sintomas, principalmente a sensação de vertigem.
O tratamento para a doença de Ménière deve ser indicado por um especialista. Em geral, são receitados medicamentos para controlar as crises principais e os enjoos. Esses remédios podem incluir diuréticos, betaistina, vasodilatadores, corticoides ou imunossupressores para diminuir a atividade imune no ouvido.
Além disso, também é recomendada a mudança de alguns hábitos, como o controle na ingestão de sal, álcool ou cafeína. Isso pode prevenir as crises.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a doença de Ménière com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!