A distrofia muscular é um grupo de doenças genéticas raras que afetam os músculos esqueléticos e levam à degeneração progressiva dos tecidos musculares. Essas doenças são caracterizadas pela perda gradual de força muscular e podem variar em gravidade.
A distrofia muscular é causada por mutações genéticas em genes específicos. A maioria dos tipos de distrofia muscular é herdada geneticamente, muitas vezes de forma recessiva ligada ao cromossomo X, afetando principalmente meninos. Essas mutações resultam em uma deficiência ou ausência de proteínas musculares essenciais, como a distrofina.
Outros Tipos Raros: Além dos tipos mencionados, existem várias outras formas raras de distrofia muscular, cada uma com características únicas.
Os sintomas da distrofia muscular podem variar, mas geralmente incluem:
O diagnóstico da distrofia muscular envolve uma avaliação clínica minuciosa:
O tratamento da distrofia muscular tem como objetivo gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, uma vez que não há cura definitiva. As abordagens de tratamento incluem:
É importante ressaltar que o tratamento da distrofia muscular é altamente individualizado e depende do tipo específico da doença, sua gravidade e das necessidades do paciente.
Se você suspeita de distrofia muscular, deve procurar um médico especializado em doenças neuromusculares. Geralmente, um neurologista com experiência em distrofias musculares é a melhor opção.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!