A dissecção da artéria carótida é uma condição rara e grave. Ela ocorre quando há uma ruptura na parede da artéria carótida, permitindo que o sangue se infiltre e separe as camadas da parede arterial.
A dissecção da artéria carótida é uma condição rara e grave. Ela ocorre quando há uma ruptura na parede da artéria carótida, permitindo que o sangue se infiltre e separe as camadas da parede arterial. Isso pode reduzir ou bloquear o fluxo sanguíneo para o cérebro, potencialmente levando a um derrame ou até mesmo à morte.
A condição pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, tende a acontecer com mais frequência em adultos mais jovens.
A dissecção da artéria carótida é causada por uma lesão na parede interna da artéria, provocada por algum impacto, como um acidente de carro, embora atividades cotidianas como dançar, nadar, fazer atividades físicas e até espirrar possam causar a condição. Essa lesão permite que o sangue entre na parede da artéria e separe suas camadas, levando a um coágulo sanguíneo.
Além disso, fatores de risco podem incluir infecção, pressão alta, enxaqueca, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais orais, ingestão excessiva de álcool, trauma físico, como um golpe na cabeça ou pescoço, e certas doenças genéticas.
Os sinais e sintomas de dissecção da artéria carótida podem incluir:
Caso apresente sintomas de neoplasia intraepitelial, é necessário procurar um médico neurologista, profissional capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de dissecção da artéria carótida é realizado por meio de exame de sangue e exames de imagem, como ultrassom, tomografia computadorizada, arteriografia cerebral ou ressonância magnética. Esses testes permitem que o médico visualize a artéria carótida e identifique qualquer anormalidade. Além disso, o médico pode realizar um exame físico e analisar o histórico médico do paciente para complementar o diagnóstico.
A dissecção da artéria carótida tem cura e seu tratamento pode envolver medicamentos para prevenir coágulos sanguíneos, como aspirina ou anticoagulantes, prescritos pelo médico. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para reparar a artéria danificada. Além disso, controlar a pressão arterial e manter um estilo de vida saudável são essenciais.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a dissecção da artéria carótida com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo