Dislexia
A Dislexia é considerada um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
O que é Dislexia?
A dislexia é vista como um distúrbio de aprendizagem de origem genética e neurobiológica. Ela se manifesta por meio de dificuldades no reconhecimento correto das palavras e na capacidade de decodificação e soletração.
Essa condição afeta a habilidade da criança de aprender a ler e escrever, assim como entender um texto. Em variados níveis, os indivíduos com dislexia têm dificuldade em associar os sons das palavras às letras.
Quais são as causas da dislexia?
A dislexia está relacionada principalmente à herança genética: ela é causada por uma alteração cromossômica hereditária, afetando de 0,5% a 17% da população mundial.
A condição pode se manifestar em pessoas adultas com inteligência normal ou mesmo superior. Algumas pesquisas mostram também que a dislexia pode ter ligação com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gravidez.
Quais os sintomas da dislexia?
Os sintomas da dislexia em crianças podem ser identificados mais facilmente, uma vez que ela revelará dificuldades na fase de aprendizagem e alfabetização. Os principais problemas são para:
- Identificar fonemas;
- Entender o texto escrito;
- Decorar a tabuada;
- Definir símbolos e conceitos matemáticos;
- Exercer a coordenação motora de forma correta.
Já nos adultos, a dislexia se manifesta das seguintes formas, por exemplo:
- Dificuldades para gerir o próprio tempo e planejar tarefas;
- Problemas para fazer anotações;
- Costume de não ler o final das palavras;
- Necessidade de reler um texto várias vezes para entendê-lo.
Como é realizado o diagnóstico da dislexia?
O diagnóstico, na maior parte das vezes, é feito durante os primeiros anos de vida por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e neurologista.
Antes de diagnosticar a dislexia, é importante que sejam descartados problemas como deficiências visuais, auditivas, problemas psicológicos e emocionais que possam estar dificultando o processo de aprendizagem.
Qual o tratamento para a dislexia?
Ainda não foi encontrada a cura para a dislexia. O tratamento visa à superação das dificuldades, desenvolvendo habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo. Isso acontece por meio de um programa de reabilitação e de orientação familiar e escolar.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos de inúmeras especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a dislexia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!