A disenteria bacteriana é uma doença intestinal causada por uma bactéria da família Shigella. Essa bactéria é transmitida pela água, alimentos contaminados ou pelo contato com fezes contaminadas.
A disenteria bacteriana é uma doença intestinal causada por uma bactéria da família Shigella. Essa bactéria é transmitida pela água, alimentos contaminados ou pelo contato com fezes contaminadas.
Essa doença tem maior incidência em países menos desenvolvidos, visto que a transmissão dessa bactéria é facilmente combatida por medidas básicas de higiene.
A principal causa dessa contaminação é a ingestão da bactéria Shigella, que pode acontecer nas seguintes situações:
Além disso, alguns fatores de risco podem contribuir para a disenteria bacteriana, como ser uma criança entre 2 e 4 anos, viver em alojamentos ou em grupo, viajar ou viver em áreas que necessitam de saneamento básico e a prática do sexo anal.
Os sintomas da disenteria bacteriana demoram, geralmente, 3 dias para aparecer, mas podem demorar até 7 dias para aparecer. O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.
A disenteria bacteriana tem cura e é extremamente importante que o paciente inicie o tratamento logo após o diagnóstico, para evitar complicações como desnutrição, desidratação, abscesso no fígado ou megacólon tóxico.
Para tratar a disenteria bacteriana leve, o paciente deve apenas repor os líquidos e manter-se hidratado, bebendo muita água e também o soro de reidratação oral.
Em casos mais graves, pode ser recomendado o uso de antibióticos e microbióticos para conter o agente causador da disenteria. Em casos onde a desidratação do paciente é severa, a internação para o recebimento de soro intravenoso é imprescindível.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.