A desnutrição é definida pelos médicos como a deficiência de um ou mais nutrientes essenciais para a manutenção da vida, como Ferro, Zinco, Cálcio e Vitaminas A, E e C.
A desnutrição pode ser primária, quando o que a está causando é a falta de consumo de alimentos ou a ingestão de alimentos pobres quanto aos nutrientes listados e que não suprem a necessidade do organismo.
Mas a desnutrição também pode ter causas secundárias quando a pessoa come, mas a sua necessidade por nutrientes está mais elevada por determinado motivo e não consegue suprir, como na gestação, na amamentação e até mesmo em um processo de doença, como o tratamento do câncer ou a presença de verminoses.
As causas secundárias da desnutrição também podem, por exemplo, estar relacionadas a problemas que impedem a absorção de alimentos, como a estenose do piloro ou o hipertireoidismo.
As causas primárias e secundárias podem apresentar-se ao mesmo tempo em um mesmo paciente com desnutrição.
A desnutrição é classificada em graus: desnutrição grau I, desnutrição grau II e desnutrição grau III.
Na desnutrição grau I, o paciente fica entre 10 e 25% abaixo do peso ideal para sua idade. Na grau II, esse percentual aumenta para a faixa de 25 – 40% e, na desnutrição grau III, o paciente fica 40% ou mais abaixo de seu peso ideal.
A desnutrição infantil é outro tipo grave de desnutrição, que pode levar a atrasos no desenvolvimento, além de comprometer o sistema imunológico, deixando a criança suscetível a outras doenças. Muitas vezes, devido à fraqueza de seu sistema imunológico por conta da desnutrição, a criança acaba morrendo por causa de doenças simples como um resfriado ou uma diarreia.
Existem inúmeras consequências causadas pela desnutrição, como óbito, direta ou indiretamente.
A pessoa perde massa gordurosa e massa muscular, ficando fisicamente debilitada. Também pode acontecer retardo de crescimento, caso o paciente ainda esteja em idade de desenvolvimento, além de alterações da pele e dos cabelos, perdendo o vigor e o brilho. As unhas, por sua vez, tornam-se enfraquecidas e quebradiças. O mesmo pode acontecer com ossos.
Uma pessoa desnutrida também apresenta sintomas psicológicos, ela pode ficar apática e retraída, além de ter dificuldade para raciocinar e concentrar-se em suas tarefas.
Como os nutrientes fazem parte do equilíbrio metabólico do organismo, a desnutrição pode causar ainda uma série de problemas, atrapalhando o funcionamento do sistema nervoso, renal, cardíaco e intestinal.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.