Dedos em garra é uma condição na qual os dedos dos pés ficam dobrados.
Dedos em garra é uma condição na qual os dedos dos pés ficam dobrados. Isso acontece porque as juntas dos dedos ficam posicionadas para cima e a ponta dos dedos se localizam em direção a sola do pé, deixando os dedos em formato de garra.
Os dedos em garra podem ser causados por alguns fatores como o uso de sapatos apertados e de bico fino. Por causa disso, as mulheres são as que mais sofrem com a condição.
Outro fator que pode resultar nos dedos em garra é quando o pé do paciente sofre um aumento da curvatura do arco do pé (pé cavo) e isso provoca um desalinhamento nos tendões, ocasionando os dedos em garra. Essa curvatura, geralmente, não indica algo grave, mas pode estar associada a artrite reumatóide, fraturas no tornozelo, problemas neurológicos, diabetes e AVC.
O principal sintoma do dedo em garra é a alteração do alinhamento dos dedos. No entanto, caso não seja tratado adequadamente, a condição pode evoluir e apresentar sintomas como dor nos dedos e nos metatarsos, inchaço nos dedos e no pé, vermelhidão da região, retração e rigidez dos dedos, formação de calos nos locais que atritam com o sapato e perda de mobilidade e força no pé e dedos.
Dedos em Garra tem cura e o único jeito de corrigir o problema é através de cirurgia. No entanto, é possível melhorar a qualidade de vida do paciente através do tratamento, que tem o objetivo de aliviar as dores causadas pelos calos nos pés e dedos.
É recomendado o uso de órteses e anéis digitais, além de trocar os sapatos por modelos mais espaçosos, que diminuem o atrito dos pés com os calçados.
Existe também uma técnica que retira o tecido morto (calosidades) para melhorar a cicatrização e proporcionar mais conforto ao paciente. Esta técnica é denominada desbridamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.