Também conhecida como retocolite ulcerativa, a colite ulcerativa é uma condição que assola as extremidades do intestino grosso (reto e cólon), causando uma inflamação na região que pode ou não ter úlceras, além de ser crônica.
A colite ulcerativa é uma condição que assola as extremidades do intestino grosso (reto e cólon), causando uma inflamação na região, que pode ou não ter úlceras, além de ser crônica.
A doença afeta somente a mucosa do intestino grosso e pode chegar a se espalhar pela extensão do órgão, sendo que o tamanho das áreas atingidas pela colite ulcerativa que determina a gravidade e severidade dessa condição.
Normalmente, pessoas que possuem colite ulcerativa apresentam sintomas que são relacionados ao funcionamento do intestino. Além disso, a doença pode fazer com que o paciente sofra de condições como o eritema nodoso, que consiste em caroços doloridos e avermelhados que surgem nos braços e pernas, causados por um inchaço na gordura da pele.
As causas exatas da colite ulcerativa ainda não são completamente conhecidas, mas acredita-se que vários fatores possam desempenhar um papel, incluindo:
Entre os sintomas mais comuns de colite ulcerativa, podemos destacar:
A colite ulcerativa é uma doença crônica, que não tem cura. No entanto, é possível eliminar os sintomas do paciente e deixá-lo em remissão, sem apresentar, por exemplo, as diarreias características da doença.
Para tanto, é preciso fazer o uso de certos tipos de medicamentos, que são indicados de acordo com o nível de colite ulcerativa do paciente. Também podem ser encorajadas certas mudanças na dieta, visando uma proteção do intestino do indivíduo.
Podem ser removidos da alimentação itens como leite e derivados, bebidas fermentadas, como cerveja e vinho, além de temperos picantes, alimentos fritos, verduras e cascas de frutas.
Procedimentos cirúrgicos que visam a remoção do cólon e do reto e a colocação de uma bolsa no local podem ser feitos nos casos mais extremos.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a colite ulcerativa com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!