O cisto no cérebro é um tipo de tumor que costuma ser benigno, podendo estar preenchido com líquidos como sangue, pus, ar, tecidos ou outro tipo de fluido. Ele é silencioso — sendo descoberto apenas por exames — e pode surgir ao nascimento ou se desenvolver com o passar dos anos.
A causa do cisto no cérebro ainda é desconhecida. Os cistos cerebrais são formações anormais contendo líquido que podem se desenvolver em diferentes regiões do cérebro. Embora sua origem não seja clara, existem teorias que apontam para possíveis fatores genéticos, traumas cranianos, infecções ou problemas congênitos. Essas estruturas podem variar em tamanho e sintomas associados, podendo ou não apresentar complicações.
Existem pelo menos cinco tipos de cisto no cérebro, entre eles:
O cisto aracnoide é o tipo mais comum de cisto no cérebro, e ele é congênito, ou seja, está presente desde o nascimento, sendo formado pelo acúmulo de líquido entre as membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Esse tipo ocorre mais frequentemente entre os homens do que as mulheres;
O cisto epidermoide se forma quando um pedaço de tecido fica preso durante a formação do cérebro e da medula espinhal, porém não apresenta glândulas sudoríparas ou células do folículo piloso. Esses cistos têm um crescimento muito lento e geralmente surgem na idade adulta;
O cisto dermoide se assemelha ao epidermoide, sendo um tipo raro de cisto que se forma durante o desenvolvimento da medula espinhal antes do nascimento, podendo conter células glândulas sudoríparas ou células do folículo piloso. Além disso, aparecem frequentemente em crianças;
O cisto coloide se localiza dentro dos ventrículos cerebrais, que são os locais onde se produz o líquido que envolve o cérebro. Um sintoma comum deste tipo de cisto é o aparecimento de dor de cabeça em determinadas posições do corpo;
Já o cisto pineal pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária e se forma na glândula pineal, que controla a função de alguns hormônios, como a melatonina e a serotonina. Esse tipo de cisto, geralmente, só aparece durante exames de imagem feitos por outro motivo. Se crescerem, podem afetar a visão.
Os sintomas de cisto no cérebro dependem do local em que estão crescendo e podem ser provocados pelo seu tamanho e localização ou pela acúmulo de líquido no cérebro. Os sinais mais comuns envolvem:
Caso apresente sintomas de cisto no cérebro, é necessário procurar um médico neurologista para obter o diagnóstico correto e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de cisto no cérebro é feito por meio de exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassonografia.
O tratamento para cisto no cérebro varia dependendo do tamanho, localização e sintomas apresentados. Em casos que os sintomas não se apresentam, pode ser recomendado somente o acompanhamento periódico para monitorar o crescimento do cisto. Por outro lado, se o cisto estiver causando sintomas ou apresentar risco de complicações, o tratamento pode envolver a realização de cirurgia para a remoção do cisto.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo