Alguns caroços na pele podem surgir, por exemplo, nos ombros, nos braços e ao redor dos joelhos, na chamada queratose pilar, uma condição em que a pele ganha uma aparência mais áspera.
Os caroços na pele são sintomas de uma série de doenças e condições médicas diferentes, que podem ou não ser dermatológicas e que podem ou não requerer um tratamento e acompanhamento médico rigorosos.
Alguns caroços na pele podem surgir, por exemplo, nos ombros, nos braços e ao redor dos joelhos, na chamada queratose pilar, uma condição em que a pele ganha uma aparência mais áspera.
Outros caroços são, na verdade, lipomas – tumores benignos formados por uma película fibrosa recheada de células do tecido adiposo e detritos da atividade do corpo.
Em outros casos, os caroços podem surgir de forma mais profunda e, o que o paciente chama de caroço na pele pode ser, na verdade, uma íngua inchada (especialmente se estiver localizada no pescoço, abaixo do maxilar ou em sua virilha). Pode ser apenas um sinal de inflamação ou de infecção, mas esse inchaço também é um sintoma comum para determinados tipos de câncer.
Somente observando o termo caroços na pele não é possível determinar o que o paciente possui; por isso, é importante realizar acompanhamento com um médico de sua confiança para determinar as causas do caroço na pele.
Esse médico saberá analisar todos os seus sintomas de caroço na pele e poderá te encaminhar para um especialista, que poderá ajudá-lo a tratar esses caroços na pele ou mesmo amenizar sua aparência.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.