Caroços na Pele
Alguns caroços na pele podem surgir, por exemplo, nos ombros, nos braços e ao redor dos joelhos, na chamada queratose pilar, uma condição em que a pele ganha uma aparência mais áspera.
O que são Caroços na Pele?
Caroços na pele são protuberâncias que podem surgir em diferentes partes do corpo. Eles são sintomas de uma série de doenças e condições médicas, dermatológicas ou não. Embora muitas vezes sejam benignos e inofensivos, é essencial prestar atenção a essas alterações cutâneas, pois, em alguns casos, exigem tratamento e acompanhamento médico.
Quais as causas dos Caroços na Pele?
Os caroços na pele podem ter diferentes origens. Entre as mais comuns estão:
- Alergias;
- Intolerância alimentar;
- Lipomas;
- Cistos;
- Queratose seborreica;
- Dermatofibroma;
- Furúnculo;
- Brotoeja;
- Foliculites;
- Verrugas;
- Molusco contagioso;
- Dermatite atópica;
- Calos ou calosidades;
- Linfonodos aumentados;
- Tumores cutâneos.
Essa variedade de causas possíveis torna a consulta com um médico especialista ainda mais importante, para diagnosticar o problema com precisão e, a partir disso, iniciar o tratamento adequado.
Quais sintomas podem acompanhar os Caroços na Pele?
Os caroços na pele variam em tamanho, forma, aspecto, cor e sensibilidade. A depender da causa da condição, alguns sinais e sintomas que podem acompanhá-los incluem:
- Dor ao tocar a região;
- Calor no local da protuberância;
- Saída de secreção;
- Coceira;
- Vermelhidão;
- Erupções que parecem bolinhas d’água;
- Áreas secas na pele e com descamação;
- Febre;
- Cansaço e mal-estar.
Caroços na Pele têm cura?
Depende da sua origem, mas muitos caroços na pele podem ser tratados e/ou removidos com sucesso. A chave para determinar se há cura é um diagnóstico preciso. Portanto, é essencial consultar um médico para avaliação.
Qual o tratamento para Caroços na Pele?
O tratamento depende da causa subjacente do caroço, que varia desde uso de medicações e drenagens até procedimentos cirúrgicos.
Se tenho Caroços na Pele, que médico devo procurar?
O dermatologista é o profissional mais indicado para avaliar o caroço na pele. Se necessário, esse médico poderá encaminhar o paciente a outro especialista.
Como é feito o diagnóstico dos Caroços na Pele?
Para diagnosticar a causa de um caroço na pele, além de analisar as queixas e o histórico médico do paciente, o médico pode realizar um exame físico e solicitar exames laboratoriais e de imagem.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar os caroços na pele com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Localização desligada