A cárie é uma lesão que pode causar manchas brancas ou amarronzadas e até cavidades nos dentes.
A cárie é uma lesão que pode causar manchas brancas ou amarronzadas e até cavidades nos dentes. Ela surge quando a estrutura dentária sofre uma deterioração, a partir do momento em que as bactérias presentes na boca começam a se desenvolver, e com o passar do tempo elas evoluem, o que atinge as camadas do dente pouco a pouco e acarreta problemas sérios para a saúde bucal.
A cárie é causada pelas bactérias presentes na boca e que, quando acumuladas, causam placas duras e difíceis de serem removidas. As placas bacterianas são resultado de acúmulo de saliva, resto de alimentos e outras substâncias naturais. Gradualmente, as bactérias presentes na placa vão perfurando o esmalte do dente, causando dor e desconforto quando chegam nas partes mais profundas dos dentes, além de trazer maior sensibilidade juntamente de inchaço e dor na gengiva.
O consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar (chocolate, bolos, doces, biscoitos) e a má higiene bucal também são fatores que causam cáries nas pessoas. É importante dizer que a cárie não é transmitida de pessoa para pessoa, mesmo sendo causada por bactérias.
Existem três tipos de cárie: a coronária, a radicular e a recorrente.
A cárie coronária é o tipo mais frequente e acomete crianças e adultos. É caracterizada pelo acometimento da superfície de mastigação dos dentes, sendo mais superficial e considerado a mais fácil de tratar.
A cárie radicular tem maior ocorrência em adultos e idosos, estando associada com a retração das gengivas, deixando a raiz dos dentes mais exposta devido à progressão da idade. Dessa forma, a cárie radicular afeta diretamente a região da raiz dos dentes. Isso pode ser mais grave, tendo em vista que, diferentemente da coroa dental, a raiz não está revestida por esmalte e, assim, está mais suscetível à deterioração.
A cárie recorrente, como diz o nome, é associada ao aparecimento recorrente em uma mesma região. De modo geral, esse tipo afeta áreas de maior acúmulo de placa bacteriana, como as em que existem restaurações.
Pelo fato de não ser muito fácil identificar uma cárie, somente um dentista poderá fazer o diagnóstico se há ou não a presença de cáries durante a consulta.
O dentista é o único profissional capaz de tratar e fazer a remoção de cárie. O problema pode ser eliminado com somente uma sessão, ao restaurar o dente, se a cárie for superficial. No entanto, se houver cárie em muitos dentes o tratamento pode ser prolongado, com chance de ser necessário um tratamento canal ou até mesmo retirar o dente, precisando ser substituído por uma prótese.
Além disso, o tratamento para a cárie envolve a realização de uma limpeza, que consiste na remoção das placas bacterianas presentes na boca.
Existem algumas formas para prevenir o surgimento de cáries, entre elas:
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!