A calvície é a redução parcial ou total dos cabelos. Essa condição é a maior responsável pela perda dos cabelos nos homens, mas também pode ocorrer nas mulheres.
A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, é uma condição dermatológica caracterizada pela interrupção do ciclo de crescimento do folículo capilar e pela consequente perda de cabelo. A síndrome pode atingir homens e mulheres, sendo mais comum no sexo masculino por conta da testosterona.
Apesar de ser mais perceptível no couro cabeludo, a calvície pode ocorrer em qualquer parte do corpo que tenha pelos.
Além da alopecia androgenética, que é causada por fatores genéticos, existem outros quatro tipos de calvície, sendo eles:
As causas da calvície estão relacionadas a fatores hormonais e genéticos e ainda são pouco conhecidas, mas sabe-se que a cada ciclo de cabelo os fios ficam mais finos e o desenvolvimento fica cada vez mais prejudicado, devido aos folículos (bulbos) capilares se atrofiarem e acelerarem a queda de cabelo. Em geral, a doença começa a aparecer depois dos 40 ou 50 anos de idade.
Outros fatores que podem contribuir para a calvície incluem:
Em alguns casos, após cirurgias e partos e durante as aplicações de quimioterapia, a perda de cabelo pode ser mais intensa, mas é passageira. Nessas situações, cessada a causa, o cabelo volta a crescer.
Nas mulheres, a condição também pode estar associada a outros fatores, como:
Os sintomas da calvície podem ser oleosidade acima do normal, caspa nas roupas e nos fios, se o couro cabeludo coça muito, arde ou está vermelho, além de perceber que os cabelos estão caindo mais depressa e em maior quantidade nos últimos meses, ou caem em tufos.
A calvície tem cura e o tratamento é feito para aliviar os sintomas e fazer com que os fios voltem a crescer e engrossar.
É recomendado o uso de medicamentos via oral e de xampus especiais. Em alguns casos, transplantes de cabelo podem ser realizados para proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente. O tratamento deve ser recomendado pelo médico de confiança.
Caso haja sintomas de calvície, um médico dermatologista deverá ser procurado para dar início ao diagnóstico e tratamento.
O diagnóstico da calvície é feito através do exame clínico e da tricoscopia (exame óptico com equipamento especial para análise dos fios). Em alguns casos, uma biópsia poderá ser necessária para determinar a causa.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a calvície com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo