A bursite é caracterizada por uma inflamação que atinge uma estrutura do corpo chamada bursa.
A bursite é caracterizada por uma inflamação que atinge uma estrutura do corpo chamada bursa. A bursa está presente nas articulações, envolvendo-as de um líquido que as deixa bem lubrificadas e funcionando perfeitamente.
Quando a bursa passa por um processo inflamatório, o paciente é diagnosticado com bursite.
A bursite trocantérica afeta lugares como os quadris, enquanto a bursite subacromial acontece debaixo dos ombros. A bursite no quadril e a bursite no ombro são as variedades mais comuns dessa doença, que também pode afligir cotovelos e joelhos, por exemplo.
A bursite pode ser crônica, onde o paciente acaba sofrendo por toda a vida; ou aguda, onde seus sintomas se apresentam durante um determinado período do tempo e podem diminuir até sumir.
Ela também pode ser uma LER, ou seja, uma lesão por esforço repetitivo, ou ser causada por outras condições, como a artrose e a gota.
Entre os principais sintomas de bursite, podemos destacar:
– dor nas articulações do corpo;
– rigidez e dificuldade de movimentar essa região;
– sensação de quentura no local, além de possível vermelhidão;
– dor forte quando algum movimento é realizado;
– inchaço na área afetada; e
– febre.
A bursite aguda tem cura, mas a crônica não. De modo geral, o que é tratado são os sintomas da doença, por meio de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Alguns pacientes podem fazer uso de bolsas de gelo e sessões de fisioterapia para aliviar a pressão naquela articulação específica.
Nos casos mais graves de bursite, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.