Bradicardia é o termo médico usado para designar o batimento cardíaco lento que pode tanto ser fisiológico, ou seja, um sinal natural do corpo do paciente, quanto um sinal de que algo não vai bem.
Em média, o coração humano bate entre 50 e 100 vezes por minuto quando estamos em repouso. Quando o coração bate menos do que 50 vezes por minuto, a pessoa é diagnosticada com bradicardia.
Bradicardia é o termo médico usado para designar o batimento cardíaco lento que pode tanto ser fisiológico, ou seja, um sinal natural do corpo do paciente, quanto um sinal de que algo não vai bem.
A bradicardia pode ser algo natural do corpo humano, como histórico familiar ou mesmo a consequência de um bom nível de preparo físico, de sono excessivo, de meditações constantes e do uso de determinados medicamentos.
Em pacientes na terceira idade ou que não são atletas, a bradicardia pode ser um sinal de que algo não vai bem com o coração. Entre as condições cardíacas que podem causar a bradicardia, podemos destacar, por exemplo, a síndrome do nó sinusal e o bloqueio cardíaco, por exemplo.
Além disso, a bradicardia também pode se apresentar como sintoma de doenças da tireoide, por exemplo.
Além do baixo ritmo cardíaco do coração, pacientes com bradicardia podem apresentar também:
Em alguns pacientes, não há nenhum sintoma além da alteração no número de batidas do coração por minuto.
O tratamento da bradicardia vai depender do que está causando a condição.
Alguns casos podem requerer o uso de medicamentos ou mesmo a colocação de um aparelho de marcapasso.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Ative agora a localização do seu dispositivo