Doença genética do sangue que impede a produção normal de hemoglobina.
A beta-talassemia é uma doença genética do sangue que impede a produção normal de hemoglobina, a proteína que transporta o oxigênio no corpo. Essa condição pode conduzir à anemia e a outros problemas de saúde. Existem várias formas de beta-talassemia, que variam de moderada a grave, dependendo da quantidade de hemoglobina produzida.
A beta-talassemia é causada por mutações no gene HBB, que podem ser herdadas dos pais. O gene HBB fornece instruções para a produção de uma proteína chamada beta-globina. Essa proteína é um componente vital da hemoglobina, que transporta o oxigênio por todo o corpo. As mutações interferem na produção normal de beta-globina, causando um déficit de hemoglobina e, consequentemente, anemia, o principal sintoma da beta-talassemia.
A beta-talassemia é classificada em três tipos: beta-talassemia maior, intermediária e menor. A maior é a forma mais severa, causando anemia grave e exigindo transfusões de sangue regulares. A intermediária é menos grave, mas ainda pode necessitar de transfusões ocasionais. A menor é a forma mais leve, muitas vezes sem sintomas, mas pode causar anemia leve.
Os sinais e sintomas de beta-talassemia podem incluir:
Caso apresente sintomas de beta-talassemia, é necessário procurar um médico hematologista, profissional capaz de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de beta-talassemia é feito por meio de exames de sangue que avaliam a quantidade e o tamanho dos glóbulos vermelhos. Além disso, são realizados testes genéticos para identificar se existe a mutação no gene da beta-talassemia. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um exame de medula óssea.
A beta-talassemia é uma doença genética do sangue que requer tratamento contínuo. Este geralmente envolve transfusões de sangue regulares e terapia de quelação para remover o excesso de ferro do corpo. Em casos graves, um transplante de medula óssea pode ser considerado.
Além disso, aconselhamento genético pode ser útil para futuros pais com o traço talassêmico. O tratamento específico pode variar dependendo da severidade da condição.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a beta-talassemia com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!