A aterosclerose é uma condição que afeta as veias e artérias do sistema circulatório, causando um enrijecimento dessas vias circulatórias.
A aterosclerose é uma condição que afeta as veias e artérias do sistema circulatório, causando um enrijecimento dessas vias circulatórias devido à formação de placas de gordura e ao acúmulo delas nas paredes das artérias. Isso resulta em alterações na circulação do sangue e no aumento de chances de desenvolver problemas e condições como o infarto do miocárdio e o derrame cerebral, por exemplo.
A aterosclerose é causada pelo enrijecimento e estreitamento das veias e artérias do corpo. Esse estreitamento pode ser causado por uma série de fatores, como o depósito de placas de gordura, de cálcio ou de outros detritos do corpo na parede dessas veias e artérias.
Geralmente, as chances disso acontecer são maiores em pacientes que apresentam fatores de risco como obesidade, sedentarismo, níveis elevados de colesterol, pressão alta e diabetes e tabagismo. Em alguns casos, pode ser hereditário, a exemplo de portadores de hipercolesterolemia familiar, caso em que pessoas da mesma família possuem o colesterol elevado desde criança.
Além disso, o consumo excessivo de gorduras presentes em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, derivados do leite,bem como produtos ultraprocessados, como biscoitos, margarina, salgadinhos de pacote, comidas congeladas, bolos prontos e sorvetes, é um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol ruim, conhecido com LDL
De modo geral, um paciente ainda nos estágios iniciais da aterosclerose pode não apresentar sintomas, tornando a doença perigosa por ser silenciosa. Em alguns casos, o paciente descobre que possui a aterosclerose apenas quando sofre algum outro evento cardíaco, como um infarto do miocárdio, derrames e morte súbita, por exemplo.
Entre sintomas que podem ser um indicador de aterosclerose, podemos destacar:
Dependendo de onde esse estreitamento das veias e artérias se apresenta (nas pernas ou no tronco, por exemplo), o paciente pode ainda apresentar outros sintomas, como desmaios, tontura, diarréia e pressão muito alta.
A aterosclerose não tem cura, mas há diversas formas de diminuir seu avanço.
O tratamento da aterosclerose requer uma mudança no estilo de vida do paciente, com mudança de hábitos alimentares e adoção de exercícios físicos, perda de peso e suspensão do vício de fumar. O uso de medicamentos que ajudem a controlar o colesterol e a glicemia pode ser feito, assim como medicamentos que afinem o sangue do paciente.
Nos casos mais graves, a aterosclerose pode requerer, ainda, a realização de procedimentos cirúrgicos para remover as placas que estreitam as artérias, como a colocação de stents, pequenas redes que são inseridas nas veias do paciente por meio de um balãozinho colocado no interior de seu sistema vascular. Esse balãozinho pode ser expandido para ajudar a veia a retomar seu estado natural.
O médico cardiologista deve ser procurado para a realização de exames.
O diagnóstico de aterosclerose é inicialmente feito por meio de exames laboratoriais que avaliam o perfil lipídico, como o colesterol total, medindo os níveis de HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína.
São indicados exames laboratoriais para medir o colesterol, além de outros exames como cateterismo, angiotomografia cardíaca, teste de esforço, eletrocardiograma, ecocardiograma e cintilografia miocárdica. Eles podem identificar a presença de doença arterial coronariana, que possui como uma das causas a aterosclerose.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a aterosclerose com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!