A ascaridíase é conhecida popularmente como “lombriga” e é muito comum em áreas com pouco saneamento básico e com pacientes que se alimentam muito fora de casa, em locais que não fazem a higienização adequada.
A ascaridíase é uma infecção causada pela presença de um verme, que se instala no interior do intestino do paciente, resultando em uma série de sintomas.
A ascaridíase é conhecida popularmente como “lombriga” e é muito comum em áreas com pouco saneamento básico e com pacientes que se alimentam muito fora de casa, em locais que não fazem a higienização adequada.
A ascaridíase é causada pelo verme Ascaris lumbricoides. Esse verme deposita seus ovos nas fezes dos pacientes que estão infectados por ele.
Caso essas fezes não sejam tratadas adequadamente, por conta de falta de saneamento básico, podem contaminar água e alimentos com os ovos do verme, que então são ingeridos por outras pessoas. Em seguida, os ovos eclodem no intestino de um novo paciente, resultando em uma nova infecção por Ascaris lumbricoides.
De modo geral, em seus estágios iniciais, a ascaridíase não causa sintomas no paciente.
Conforme o número de vermes presentes em seu intestino aumenta, pode surgir uma obstrução intestinal, resultando em sintomas como cólicas abdominais, enjoo, vômitos e inchaço abdominal, onde a barriga do paciente fica visivelmente inchada e grande.
Conforme a infecção por esse verme avança, o paciente pode acabar expelindo vermes adultos por meio de vomito, já que eles se movimentam para outras partes do corpo do paciente.
A ascaridíase também pode fazer com que o paciente desenvolva bronquite e convulsões, além de extremo cansaço físico e mental.
O diagnostico da ascaridíase é feito por meio de um exame de fezes simples.
O tratamento da ascaridíase é feito por meio do uso de medicamentos que matam o verme e que forçam o corpo a expelí-lo. Nos casos mais graves e onde há obstrução intestinal, pode ser necessária a realização de um procedimento cirúrgico para tratar a ascaridíase.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.