Também chamada de osteoartrose, a artrose é uma condição em que as cartilagens, que são formadas por tecido conjuntivo e têm a função de impedir que os ossos encostem uns nos outros
Também chamada de osteoartrose, a artrose é uma condição em que as cartilagens, que são formadas por tecido conjuntivo e têm a função de impedir que os ossos encostem uns nos outros, se desgastam e acabam fazendo com que um osso bata no outro ao executar movimentos, além de prejudicar também os ligamentos.
A condição é mais comum em pessoas de idade mais avançada e o paciente pode sofrer de artrose nos joelhos, no quadril, na coluna e em outros pontos do corpo humano que tenham articulações, como as mãos.
Essa é uma doença crônica, que não tem cura e tende a piorar conforme o tempo passa, devido ao desgaste das articulações.
Existem dois tipos de artrose: a primária e a secundária.
A primária tem a característica de se manifestar após o uso excessivo de uma ou mais articulações. Ela também pode aparecer devido ao envelhecimento e é comum encontrar pessoas de uma mesma família com artrose primária (por causa do fator da hereditariedade). Já a secundária pode ocorrer devido a uma condição ou pode ser uma consequência de outras doenças médicas, como obesidade, gota e diabetes.
Como a artrose pode surgir por conta das atividades de cada pessoa, cada caso acaba sendo específico, ainda mais se envolve tarefas muito repetitivas, que são uma das causas para desenvolver o problema. No entanto, a principal ainda é o envelhecimento. Muitas pessoas podem não ter casos na família e não realizar atividades repetitivas e, após os 50 anos, desenvolver essa condição.
Existem também outros motivos. Entre eles:
Os sintomas de artrose incluem:
O diagnóstico é feito com base em um exame físico, onde o médico irá avaliar a articulação afetada, verificando sensibilidade, inchaço ou vermelhidão, além da amplitude do movimento da articulação.
Exames de imagem como raio X e ressonância magnética podem ser realizados, bem como os laboratoriais, entre eles o exame de sangue e a análise do líquido articular.
A artrose não tem cura e o tratamento é baseado em medicamentos analgésicos, que visam aliviar as dores e os sintomas da condição.
O paciente diagnosticado com artrose precisa evitar o ganho de peso, além de evitar carregar objetos pesados ou realizar movimentos repetitivos com a articulação afetada.
Alguns exercícios podem ser feitos com o objetivo de fortalecer a musculatura e evitar um desgaste maior, sendo necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, banco de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG), e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!