A apneia é um distúrbio do sono que afeta a respiração de uma pessoa, fazendo com que ela pare de respirar uma ou mais vezes ao longo de uma única noite de sono.
A apneia é um distúrbio do sono que afeta a respiração de uma pessoa, fazendo com que ela pare de respirar uma ou mais vezes ao longo de uma única noite de sono.
Acredita-se que entre 30% e 35% da população pode sofrer de apneia do sono, o que afeta a qualidade do sono pode levar a outras complicações de saúde.
Existem variadas causas para a apneia, que podem ser desde causas genéticas até causas anatômicas, como a posição do queixo do paciente.
A obesidade também pode ser uma causa da apneia, assim como a obstrução nasal, por exemplo.
Entre os sintomas da apneia, o indivíduo pode ter roncos altos, seguidos por momentos em que ele para por completo de respirar. Também pode apresentar cansaço e sono excessivos, mesmo após dormir por noites completas.
Geralmente, a apneia é diagnosticada por meio de exames como a polissonografia.
A apneia pode ser tratada por meio da perda de peso, caso o paciente tenha sobrepeso. Se a apneia for leve e causada por problemas anatômicos, o paciente poderá fazer o uso de aparelhos bucais, que vão aliviar esse quadro.
No caso de pessoas com diagnóstico de apneia grave ou moderada, o uso de um aparelho CPAP, que bombeia oxigênio para o corpo do paciente durante toda a noite, pode ser recomendado.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.