Anomalia Vascular
Os médicos classificam como anomalia vascular qualquer alteração estrutural ou crescimento nos vasos sanguíneos.
O que são anomalias vasculares?
É classificada como anomalia vascular qualquer alteração estrutural dos vasos sanguíneos. A condição pode ser congênita, existindo desde a vida uterina, surgir logo após o nascimento ou se formar a partir de um trauma, por exemplo.
Quais são os principais tipos de anomalias vasculares?
As anomalias vasculares podem ser classificadas em tumores vasculares, caracterizados por proliferação celular em alguma fase de seu desenvolvimento (ex.: hemangioma), ou malformações vasculares, que apresentam alterações morfoestruturais causadas por problemas durante a embriogênese, ou malformações adquiridas (ex.: malformação capilar).
Cabe lembrar que, por exemplo, os hemangiomas são tumores benignos da infância e surgem como uma mancha ou uma pequena tumoração de cor vermelho vivo. Eles podem se apresentar em qualquer local do corpo e sua evolução costuma ocorrer sem gravidade, desaparecendo naturalmente em mais da metade dos casos.
Quais são os sintomas das anomalias vasculares?
Geralmente, as anomalias vasculares não causam sintomas, sendo frequentemente descobertas por meio de um exame clínico ou de imagem.
Em caso de suspeita de anomalias vasculares, que médico devo procurar?
Se o paciente for uma criança, busque primeiramente o auxílio de um pediatra. Pacientes adultos devem procurar um médico angiologista.
Quais são as causas das anomalias vasculares?
As causas da condição ainda não são muito esclarecidas, já que a malformação arteriovenosa pode surgir no próprio desenvolvimento do sistema vascular, na fase embrionária.
Qual é o tratamento para as anomalias vasculares?
Em geral, o tratamento varia de acordo com a classificação da doença. É realizado por meio de técnicas minimamente invasivas, via cateteres, combinadas com medicamentos, denominados agentes embolizantes.
Quais soluções a Rede D'Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a anomalia vascular com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!