Os médicos classificam como anomalia vascular qualquer alteração estrutural ou crescimento nos vasos sanguíneos.
Os médicos classificam como anomalia vascular qualquer alteração estrutural ou crescimento nos vasos sanguíneos. A anomalia vascular pode ser congênita, desde o nascimento, ou pode se formar por trauma ou como parte de uma síndrome.
As anomalias vasculares podem ser classificadas em tumores vasculares, anomalias onde ocorre proliferação celular em alguma fase de seu desenvolvimento (ex.: hemangioma), ou malformações vasculares, anomalias onde existem alterações morfoestruturais causadas por problemas durante a embriogênese ou adquiridas (ex.: malformação capilar).
Cabe lembrar que, por exemplo, os hemangiomas são tumores benignos da infância e surgem como uma mancha ou uma pequena tumoração de cor vermelho vivo, que podem ocorrer em qualquer local do corpo e sua evolução costuma ocorrer sem gravidade, desaparecendo naturalmente em mais da metade dos casos.
Geralmente, a anomalia vascular não causa sintomas e muitas vezes é descoberta por acidente, durante exames como angioressonância ou cintilografia.
As causas da anomalia vascular ainda não são muito esclarecidas, já que a malformação arteriovenosa pode surgir no próprio desenvolvimento do sistema vascular, na fase embrionária. Nesse caso, por exemplo, a origem pode ser genética.
De fato, as verdadeiras causas podem surgir no desvio do desenvolvimento vascular normal do embrião ou, até mesmo, na transformação vascular que ocorre após o nascimento. Entretanto, os motivos continuam sendo desconhecidos.
Em geral, o tratamento para a anomalia vascular varia de acordo com a classificação da doença, sendo realizado por meio de técnicas minimamente invasivas, via cateteres, combinadas com medicamentos denominados agentes embolizantes.
Procure um médico especialista para mais informações e indicação do melhor tratamento.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento da anomalia vascular e no diagnóstico de condições diversas.