Angina Instável
A angina instável é a dor súbita no peito e que piora conforme o tempo, e ela acontece mas sem que haja um infarto do miocárdio.
O que é angina instável?
A angina instável é a dor súbita no peito e que piora conforme o tempo, e ela acontece mas sem que haja um infarto do miocárdio.
Quais as causas de angina instável?
De modo geral, a angina instável é causada por um bloqueio temporário na circulação sanguínea que irriga o músculo do coração, onde uma veia pode ser entupida por completo ou parcialmente durante um determinado instante. Geralmente, esse bloqueio é ocasionado por coágulos sanguíneos que são capazes de se dissolver.
A dor no peito que o paciente sente é característica da angina instável.
Quais os sintomas de angina instável?
A angina instável se parece com um ataque cardíaco, com sintomas muito parecidos, mas o coração não sofre com a morte de parte de seu músculo, o que é característico do infarto do miocárdio.
Entre os sintomas de angina instável, podemos destacar:
- dor no peito que surge subitamente e que piora conforme o tempo passa;
- dor que pode irradiar para outros pontos do corpo, como braço esquerdo, costas e pescoço;
- respiração curta;
- náusea;
- cansaço e fadiga;
- suor frio;
- tontura.
Geralmente, na angina instável, os sintomas não melhoram com o tempo ou diminuem com o uso de medicamentos. O desconforto no peito característico da condição costuma acontecer mesmo com o paciente em repouso e sem fazer atividades que exijam do coração.
Como é o tratamento de angina instável?
Geralmente, o tratamento da angina instável vai depender do nível de dor que o paciente descreve. Em alguns casos, o uso de medicamentos, como anticoagulantes, medicamentos que tratam de outras condições cardíacas, ou hipertensão arterial, já conseguem ajudar nos sintomas descritos na angina instável.
No entanto, alguns pacientes podem requerer a realização de procedimentos cirúrgicos, as chamadas angioplastias, para evitar que as artérias e veias coronárias do paciente se fechem novamente.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Compartilhe este artigo
Especialistas na Rede D'Or
Encontre médicos perto de você
Ative agora a localização do seu dispositivo