Alcalose
Alcalose é o nome de um distúrbio metabólico, ou seja, é o processo que o corpo sofre quando seus fluídos tomam consistência mais alcalina.
O que é Alcalose ?
Alcalose é o nome de um distúrbio metabólico, ou seja, é o processo que o corpo sofre quando seus fluídos tomam consistência mais alcalina. As causas da Alcalose determinam o seu tipo, sendo eles:
- Alcalose metabólica: Causada por existir perda excessiva de substâncias ácidas e ganho excessivo de base.
- Alcalose respiratória: Acontece quando o nível de dióxido de carbono (CO2) está baixo no sangue. Provocada por crises de ansiedade ou estresse.
- Alcalose hipoclorêmica: Perda excessiva de compostos químicos conhecidos como cloretos.
- Alcalose hipocalêmica: É a reação dos rins quando o corpo está com baixa quantidade de potássio
- Alcalose compensada: quando os compostos ácidos e básicos do corpo estão em alta quantidade ao mesmo tempo.
Quais são os Sintomas da Alcalose ?
Os Sintomas da Alcalose estão relacionados com seu tipo. Os sintomas mais comuns entre eles são: irritabilidade, contração muscular e cãibras, além de formigamento das mãos e pés e ao redor dos lábios.
Em alguns casos, o paciente pode não sentir nenhum sintoma, no entanto, casos mais graves podem apresentar sintomas mais severos, como, espasmos musculares dolorosos.
Alcalose tem cura ?
Alcalose tem cura. Geralmente, o tratamento para Alcalose é feito para curar as causas primárias do problema. Para isso, é necessário uma série de exames físicos e laboratoriais para descobrir com precisão a causa do problema.
O tratamento para Alcalose, consiste na mudança de hábitos de vida, como, por exemplo, aumentar o consumo de água e eletrólitos. Em casos mais graves, é preciso que o paciente faça um acompanhamento multiprofissional, com psicólogos e outros especialistas para acompanhar a evolução da doença.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.