Afonia significa perda da voz ou rouquidão que pode mudar o tom da voz, causando dificuldades de comunicação e às vezes dor no local.
Afonia significa perda da voz ou rouquidão que pode mudar o tom da voz, causando dificuldades de comunicação e às vezes dor no local.
A afonia pode surgir subitamente e ser total ou gradual e progressiva, começando como rouquidão até a perda completa da voz.
Em geral, tem cura e, nem sempre, é preciso fazer uso de medicamentos. Em alguns casos, repousar a voz e manter a hidratação é suficiente para a recuperação.
Existem inúmeras causas para a afonia, nem sempre relacionadas a problemas de saúde.
Em alguns casos, a afonia pode acontecer devido ao mau uso da voz, quando tentamos falar muito alto e por longos períodos ou cantar sem realizar o devido aquecimento vocal. Em algumas profissões, como a de professor, a afonia é relativamente comum e pode ser até mesmo considerada um mal ocupacional.
A afonia também pode ser um efeito colateral de problemas na garganta, como inflamações ou infecções e surgir devido a crises alérgicas.
Problemas nas cordas vocais, como nódulos, pólipos e inflamações também podem causar a afonia.
O tempo muito seco sem a devida hidratação, além de estresse e ansiedade também podem fazer com que o paciente desenvolva a condição.
Outras doenças que causam a afonia incluem:
O principal sintoma de afonia é a perda gradual ou súbita e por completo da voz. Por alguns momentos, o paciente pode ter uma certa rouquidão antes de perder a voz por completo ou permanecer rouco.
Além disso, o paciente pode apresentar outros sintomas. Entre eles, destacamos:
O tratamento da afonia depende do que está causando a doença e da severidade dos sintomas apresentados pelo paciente.
Alguns casos de afonia veem o paciente recuperado apenas se ele repousar a voz e falar somente quando estritamente necessário, além de se manter bem hidratado.
Outros requerem exercícios com fonoaudiólogo. Alguns casos também podem exigir que o paciente passe por procedimentos cirúrgicos ou faça uso de medicamentos.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.