A acne neonatal é uma condição de pele comum em recém-nascidos, caracterizada pelo aparecimento de pequenas erupções ou espinhas, geralmente na face, especialmente nas bochechas, nariz e testa.
A acne neonatal é uma condição de pele comum em recém-nascidos, caracterizada pelo aparecimento de pequenas erupções ou espinhas, geralmente na face, especialmente nas bochechas, nariz e testa. Essas lesões podem se assemelhar à acne encontrada em adolescentes e adultos.
A acne neonatal ocorre devido à estimulação hormonal que o bebê recebe da mãe durante a gravidez. Os hormônios maternos, como andrógenos, podem estimular as glândulas sebáceas do bebê, levando à produção excessiva de óleo, bloqueio dos poros e, consequentemente, ao desenvolvimento da acne.
Os sintomas da acne neonatal incluem pequenas pápulas vermelhas ou espinhas brancas, frequentemente rodeadas por áreas avermelhadas. Essas lesões podem aparecer nas primeiras semanas de vida do bebê e geralmente não causam desconforto, coceira ou dor.
A acne neonatal geralmente desaparece por conta própria sem a necessidade de tratamento. Recomenda-se:
Em casos mais graves, um pediatra pode prescrever cremes tópicos suaves.
Na maioria dos casos, a acne neonatal desaparece espontaneamente em algumas semanas ou meses, à medida que os níveis hormonais do bebê se estabilizam.
O tratamento é, portanto, mais direcionado para o cuidado e manutenção da pele, e a duração pode variar de acordo com a gravidade.
Geralmente, a acne neonatal não é grave e não deixa cicatrizes permanentes. É uma condição temporária e benigna. No entanto, em casos raros de lesões persistentes, é aconselhável procurar orientação médica para descartar possíveis condições mais sérias.
A diferenciação entre acne neonatal e brotoeja pode ser feita observando as características das lesões. A acne neonatal apresenta pequenas espinhas e pápulas, enquanto a brotoeja é geralmente composta por pequenas bolhas de líquido claro, muitas vezes acompanhadas de coceira.
Um pediatra é o profissional adequado para avaliar e fornecer orientações sobre o tratamento da acne neonatal. Eles podem oferecer recomendações específicas para o cuidado da pele do bebê e, se necessário, prescrever medicamentos tópicos suaves.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a acne neonatal com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Ative agora a localização do seu dispositivo